O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) é uma entidade sem fins lucrativos com a finalidade de representar as Secretarias de Saúde dos Estados e do Distrito Federal. Criado em 3 de fevereiro de 1982, o órgão tem sede em Brasília, Distrito Federal.
 
O órgão é responsável por assessorar as Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e Distrito Federal na formulação e tomada de decisões para o desenvolvimento do SUS em todo território nacional, visando o pleno exercício de suas funções como gestores estaduais da Saúde.
 
Também é atribuição do Conass definir estratégias comuns de ação entre os gestores da Saúde, assim como apoiar as Secretarias de Saúde no exercício da coordenação, regulação do SUS, e na mediação das relações intermunicipais. O conselho ainda pode promover estudos, pesquisas e propor soluções aos problemas relativos ao desenvolvimento da área da Saúde, encaminhando as mesmas aos órgãos competentes.
 
O Conass é constituído pelos Secretários de Saúde dos Estados e do Distrito Federal – que são os membros efetivos – e por seus representantes formais, enquanto estiverem na condição de titulares das Secretarias de Saúde.
 
Presidente do Conass: Wilson Duarte Alecrim 
Telefone: (61) 3222.3000