Com a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), nesta terça-feira (19), Amanda Seixas tornou-se a primeira especialista médica formada pelo Hospital Dom Malan, em Petrolina, no Sertão pernambucano, na área de Ultrassonografia Obstétrica e Ginecológica. A médica teve seu trabalho aprovado com louvor pela banca examinadora e o estudo, baseado em evidências científicas, serviu de base para formatação do Protocolo de Orientação em Ultrassonografia Obstétrica e Ginecológica do HDM/IMIP.

De acordo com a Amanda, o resultado é fruto de um trabalho coletivo e representa uma importante devolutiva ao hospital. “Toda a minha formação tem como base o Hospital Dom Malan e as pessoas que por aqui passaram. Eu me formei para poder contribuir com o serviço público e essa é só uma mostra do que somos capazes de construir juntos”, ressaltou durante a apresentação.

Muito elogiada pelos colegas, coordenadores e preceptores, Amanda foi descrita como uma profissional e ser humano acima da média. “Ela é de uma competência e humildade sem precedentes. E consegue ser ainda melhor como profissional que luta e defende a humanização na saúde”, pontuou o orientador e colega de profissão, Stênio Galvão.

Feliz com a evolução do Programa de Residência Médica do Hospital Dom Malan e a qualidade dos profissionais formados, o especialista em medicina fetal e ultrassonografia, Marcelo Marques, destacou: “Dá muito orgulho desse caminho que estamos trilhando. O HDM/IMIP tem formado profissionais do mais alto gabarito e, melhor ainda, incorporado muitos deles ao seu corpo clínico. E é disso que nós precisamos, de gente competente compondo a nossa equipe”.

Amanda, por exemplo, garante que permanecerá contribuindo com o hospital. “É o mínimo, pois o Hospital Dom Malan e as pessoas que aqui encontrei são responsáveis pela profissional que sou hoje”, afirmou. Além da permanência profissional, a médica residente deixa também o seu legado. “Espero que o protocolo possa nos guiar de alguma maneira, mesmo sabendo que no serviço público às vezes temos que fazer adaptações e mudar os planos. Pelo menos um norte agora a gente tem com relação à ultrassonografia obstétrica e ginecológica”, garantiu.

 

O Hospital Dom Malan é pioneiro na região em um programa de R4. “Sem dúvida é um avanço e prova de que estamos no caminho certo para excelência na formação do ensino médico”, considera a diretora de Ensino e Pesquisa, Angélica Guimarães.