Neste Dia Mundial da Saúde Bucal (20.03), a odontologista da Unidade de Pronto Atendimento de Petrolina (UPA 24h), Mariana Lopes, ressalta a importância do tema e reforça que ações preventivas e de educação em saúde podem ajudar a diminuir os índices de cárie, doenças periodontais, perda dos dentes e até do câncer bucal.

“Só para contextualizar, é importante deixar claro que mais de 10 mil novos casos de câncer bucal surgem por ano no Brasil, sendo este o terceiro país de maior incidência no mundo. Isso sem falar que 56% das crianças com até 12 anos têm dentes cariados e que 90% da população vai ter pelo menos um problema na boca ao longo da vida”, destaca.

Desse modo, saúde bucal é questão de saúde pública e deve fazer parte das ações integradas de assistência à saúde da população. “Infelizmente apenas 60% das pessoas têm acesso a tratamentos odontológicos. E a partir dessa realidade é que batemos na tecla da prevenção”, ressalta.

“As péssimas condições da boca comprometem a saúde do corpo, pois muitas doenças podem começar justamente por esse canal aberto. Temos casos inclusive de endocardites, doenças autoimunes, anemias e outras relacionadas à má higiene bucal. Então, é preciso ficar alerta”, informa.

As ações de educação em saúde bucal devem começar muito cedo, ainda na infância, em casa e na escola. Na fase de aleitamento, é preciso remover restos de leite dos lábios e da língua, pelo menos uma vez ao dia. E, após o surgimento do primeiro dentinho, a criança deve passar a fazer uso do creme dental com flúor.

As principais dicas para uma boa saúde bucal são: escovar os dentes por dois minutos, duas vezes ao dia, com uma escova de cerdas macias; usar creme dental sempre com flúor (em crianças usar apenas uma quantidade do tamanho de uma ervilha); usar fio dental diariamente para remover a placa bacteriana entre os dentes, onde a escova não alcança; reduzir a ingestão de açúcar (que é uma das principais causas de cárie dentária); visitar o dentista regularmente e parar de fumar.

“Mesmo seguindo todas as dicas a gente sabe que urgências acontecem. Por isso, nesse momento, também aproveitamos falar sobre o serviço prestado pela UPA 24h de Petrolina”, acrescenta Mariana.

Serviço

A UPA 24h de Petrolina dispõe de uma urgência e emergência odontológica, que funciona de domingo a domingo (inclusive feriados), das 7 às 19h. Inclusive, esta é a única referência odontológica da região com o perfil de urgência e emergência funcionando neste horário de atendimento.

Vale ressaltar que são consideradas urgência e emergência odontológica: queixas de dor latente; sangramento proveniente de cortes e hemorragias; perda de dente por trauma; abcessos; deslocamento de mandíbula; presença de corpo estranho na face ou luxação dentária; entre outros.