No mês que homenageia a mulher, o Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa, sediado no Hospital Agamenon Magalhães (HAM), promoveu, na manhã desta sexta-feira (22.03), mesa-debate para discutir a violência que atinge esse público e para repensar estratégias de enfrentamento. Intitulado “Nenhuma a menos: feminicídio no Estado de PE e os desafios para transformação de uma realidade inaceitável”, o evento, aberto ao público, contou com a presença da deputada estadual e delegada Gleide Ângelo e a secretária da Mulher do Estado, Sílvia Cordeiro. 

Entre os temas abordados, os contextos sociais diversos que levam a crimes violentos contra as mulheres; o auxílio dos órgãos de proteção para prevenir, investigar e punir o crime de feminicídio; explanação sobre o Protocolo de Feminicídio de Pernambuco; e abordagem da luta do movimento de mulheres. Também participaram das discussões, a pesquisadora do SOS Corpo – Instituto Feminista Pela Democracia, Analba Brazão, a diretora de Enfrentamento à Violência de Gênero Contra Mulher da Secretaria da Mulher, Bianca Rocha e a representante da Marcha Mundial das Mulheres, Isabella Marques. 

ACOLHIMENTO – O Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa completará 18 anos de funcionamento no próximo mês de junho. O local funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, para acolher e atender a mulher vítima de violência, principalmente sexual. O local recebe pacientes de forma espontânea ou encaminhadas de algum serviço de saúde ou de proteção, como delegacias. Lá, a mulher é acolhida por uma equipe multiprofissional, formada por assistentes sociais, médicos, enfermeiros e psicólogos, que colocarão em prática o protocolo necessário para cada tipo de ocorrência. 

Quando o caso é de violência sexual, é importante que a mulher se dirija ao serviço no máximo em até 72 horas após a agressão, conforme preconiza o protocolo de atendimento previsto pelo Ministério da Saúde, que inclui o uso de contraceptivo de emergência, do coquetel profilático para IST/HIV, exames subsequentes e, se necessário, o aborto previsto em lei. Todas as medidas são rigorosamente analisadas pelos médicos e equipe de plantão. O Hospital Agamenon Magalhães é referência no Estado para casos de aborto legal, direito das mulheres vítimas do crime de estupro. 

A mulher pode entrar em contato com o Serviço pelo (81) 3184.1740. 

BALANÇO DE ATENDIMENTO 

Em 2018, o Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa realizou 345 atendimentos. Já os retornos para o acompanhamento dos casos totalizaram 1.202. “Estamos conseguindo ampliar o número de retornos, o que reforça que estamos qualificando a assistência e estimulando as mulheres a seguirem o protocolo de até oito meses de acompanhamento no serviço”, ressalta a gerente do Serviço, Mônica Gomes.  

Entre as mulheres acolhidas no Wilma Lessa em 2018, 117 tinham entre 12 a 18 anos, 224 entre 19 a 59 anos e 4 entre 60 a mais. Dos 345 casos, 244 foram de violência sexual, 62 de sexual e física, 29 física, 7 psicológicas e 3 ignoradas. Sobre como elas chegaram ao local: 89 foram demandas espontâneas, 111 encaminhadas de delegacias, 121 de serviços de saúde e 24 de outros serviços de proteção. 

 

REDE 

Além do Wilma Lessa, outros serviços de saúde são qualificados para fazer o atendimento integral à mulher vítima de violência. Mas é importante ressaltar que a cidadã pode seguir para qualquer unidade de saúde, que fará o primeiro atendimento e, se necessário, encaminhará para uma referência. 

I GERES: Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam – Pró-Marias) – Recife; Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) – Recife; Hospital da Mulher do Recife (Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos) – Recife; Hospital Agamenon Magalhães (Serviço de Apoio àMulher Wilma Lessa) – Recife; Policlínica e Maternidade Arnaldo Marques  - Recife; Maternidade Bandeira Filho – Recife; Unidade Mista Prof Barros Lima – Recife; Hospital Geral de Camaragibe Aristeu Chaves - Camaragibe.  

IV GERES: Hospital Jesus Nazareno – Caruaru.  

VII GERES: Hospital Regional Inácio de Sá – Salgueiro. 

VIII GERES: Hospital Dom Malan – Petrolina.  

XI GERES: Hospital Professor Agamenon Magalhães – Serra Talhada.