Médicos cardiologistas de hospitais de toda a rede de atendimento SUS no Estado e representantes de entidades de classe participaram, nesta terça-feira (09/09), do Fórum de Discussão da Política de Cardiologia em Pernambuco. O evento ocorreu na sede do Conselho Regional de Medicina (CREMEPE), na Rua Conselheiro Portela, 203, Espinheiro. A cerimônia de abertura contou com a participação da secretária estadual de Saúde, Ana Maria Albuquerque

"É um momento extremamente importante porque vamos discutir a estratégia da Cardiologia no Estado. Agradecemos a acolhida e a receptividade das entidades para promover o debate. Vamos mostrar o que a Secretaria Estadual já tem de planejamento para a área de cardiologia, mas contamos com a colaboração de todos os envolvidos para apontar os desafios que ainda precisam ser enfrentados. Queremos avançar nas diretrizes que serão traçadas", disse a Ana Maria Albuquerque. 

A programação, pela manhã, contou com as palestras Processo de Regionalização em Pernambuco, ministrada pela secretária-executiva de Coordenação Geral, Ana Cláudia Callou; Contratualização de Serviços Cardiológicos, apresentada pela gerente de contratos da SES, Conceição Sampaio; Redes de Atenção à Saúde, realizada pela secretária-executiva de Atenção à Saúde, Ivette Buril; Avanços e Desafios da Rede de Cardiologia, ministrada pelo coordenador estadual de Política de Cardiologia, Orlando Otávio de Medeiros e Linha de Cuidado em Cardiologia no Hospital Metropolitano Sul - Dom Hélder Câmara - Uma experiência exit, apresentada pelo superintendente da unidade, Audes Magalhães Feitosa. 

De acordo com o coordenador da Política de Cardiologia da Secretaria Estadual de Saúde, Orlando Medeiros, o objetivo do Fórum é abrir ampla discussão sobre a especialidade, para que, ao final, seja possível encaminhar propostas para aprimorar o atendimento e os serviços de cardiologia no Estado.

“A ideia é ouvir as partes envolvidas, as reivindicações e sugestões, de forma que nós possamos tirar subsídios para formular uma política avançada de cardiologia”, explica Orlando. Segundo ele, algo semelhante já ocorreu cinco anos atrás com a Obstetrícia no Estado.  A partir das 14h, foram formados grupos de debate para tratar sobre Gestão da Clínica e Linha de Cuidado, Recursos Humanos - Educação Permanente e Dimensionamento, Planejamento Estratégico em Cardiologia, Urgência e Emergência em Cardiologia e houve discussão para a formulação de propostas.