As empresas interessadas em elaborar o ante-projeto do Hospital Metropolitano Norte, em Paulista, no Grande Recife, poderão apresentar suas propostas até hoje (24/04 - terça-feira), a partir das 10h. O edital de licitação já está lançado e o resultado da avaliação técnica e financeira deve ser divulgado em maio próximo. A empresa vencedora terá prazo de 30 dias para a entrega do ante-projeto, a partir da liberação da ordem de serviço. Com capacidade para atender mais de 60 mil pessoas por ano em urgência, clínica médica, traumato-ortopedia, neurologia e cardiologia, a unidade terá 150 leitos.

De acordo com Jaime Silva, membro da comissão de licitação da Secretaria Estadual de Saúde (SES), das empresas participantes, também será avaliada a capacidade e o histórico em projeção de obras do mesmo porte, além da experiência dos profissionais.

Após a entrega do ante-projeto, que deve ocorrer até o final deste semestre,  virá a próxima fase para a construção do hospital: a licitação que vai selecionar a construtora responsável pela obra propriamente dita, que deve acontecer no início do segundo semestre. O investimento total no Metropolitano Norte, em 2007, será de pouco mais de R$ 8 milhões. A unidade fica pronta no segundo semestre de 2008.

O início da construção do hospital em Paulista faz parte do plano de ação na área da saúde apresentado pelo governado Eduardo Campos. Até o final do ano serão investidos R$ 58.802.602,00 para aumentar a oferta de atendimento em emergência, cardiologia, oncologia, assistência farmacêutica, atenção básica, saúde da mulher e redução da mortalidade infantil.