O secretário Estadual de Saúde de Pernambuco, Iran Costa, participou, nesta terça-feira (03.04), da abertura do 2º Seminário Macrorregional Nordeste do Apice On (Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia em Hospitais com Atividades de Ensino), projeto coordenado pelo Ministério da Saúde (MS). Na programação do Seminário, troca de experiências, acompanhamento das ações desencadeadas no 1º Seminário e montagem de agenda de trabalho. As atividades seguem até esta quarta-feira (4) no Recife. 

O Apice On atua diretamente na atenção e cuidado ao parto e nascimento, planejamento reprodutivo pós-parto e pós aborto, atenção às mulheres em situações de violência sexual, abortamento e aborto legal, no âmbito da Rede Cegonha. O propósito é ampliar o alcance de atuação dos hospitais na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), reformulando e aprimorando processos de trabalho e fluxos para adequação de acesso, cobertura e qualidade do cuidado.   

Fazem parte do projeto 94 hospítais nas 27 unidades federadas. Em Pernambuco, o Hospital Agamenon Magalhães (HAM), Hospital das Clínicas (HC), Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) e Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam) fazem parte da rede do Apice On. O programa é uma parceria entre o Ministério da Saúde com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino (ABRAHUE), Ministério da Educação (MEC), IFF/Fiocruz, tendo a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com instituição executora.