Em uma operação de inteligência da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), da Secretaria Estadual de Saúde, foram apreendidos na última quarta(07/03) e quinta-feira (08/03) cerca de 60 medicamentos falsificados em três municípios do Sertão de Pernambuco. Apresentados em frascos de 200 ml, os remédios Tayucaroba (fitoterápico) e Thiogenal (polivitamínico), ambos muito utilizados pela população local, foram encontrados em farmácias das cidades de Cabrobó, Belém do São Francisco e Floresta.

A ação foi motivada por denúncia de um dos distribuidores do Laboratório Químico Farmacêutico Barros Ltda, fabricante dos medicamentos falsificados, que eram vendidos pelo preço de mercado (cerca de R$18,00). Mas, após investigações, foi verificado que os originais também estavam com o registro expirado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), informada sobre a irregularidade. Dessa maneira, as drogas originais e falsificadas deverão ser imediatamente retiradas do mercado nacional.

“A falsificação dos medicamentos era muito grosseira”, avalia Jaime Brito, gerente da Apevisa, apontando as características deturpadas entre drogas originais e falsificados. De acordo com ele, além da impressão ser de uma qualidade inferior a do original, as condições do número do lote, datas de fabricação e validade impressas nos medicamentos falsificados não eram carimbadas como no original. Os frascos das drogas, assim como as tampas dos medicamentos falsificados, diferiam do modelo original.

Ainda não se sabe qual o composto dos dois medicamentos falsificados no Sertão do Estado. No entanto, segundo o gerente da Apevisa, o líquido possui uma coloração marrom-claro, com odor desagradável, apresentado a ausência de princípios ativos. “Não sabemos por enquanto que efeitos poderiam ser causados pelos dois remédios falsificados, mas vale lembrar que quem está fazendo essa ação criminosa não está se importando com a saúde dos clientes”, ressaltou o gerente geral Jaime Brito.

“A principal medida, agora, é descobrir quem estava falsificando esses medicamentos”, acrescentou Jaime Brito. A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco já foi avisada para investigar onde estão sendo produzidos os remédios falsificados. Além disso, segundo ele, serão adotadas providências necessárias para combater a falsificação. Amanhã (08/03) será publicada uma portaria, no Diário Oficial do Estado, determinando a apreensão dos dois medicamentos dos estabelecimentos farmacêuticos. Nos próximos dias, também será intensificada uma busca ativa em todos os municípios pernambucano, através das vigilâncias sanitárias municipais.