Criada há nove anos por funcionários do Hospital da Restauração para levar mais alegria ao cotidiano das crianças que são atendidas lá, a Associação dos Amigos da Pediatria do HR (AAP) ganhou um reforço na última semana. Um grupo de 26 voluntários iniciou o trabalho no serviço, que inclui a realização de atividades lúdicas e didáticas e a captação de recursos para contribuir com o setor, que já conta com uma biblioteca e uma videoteca para a diversão dos pequenos pacientes.

A chegada dos novos voluntários é fruto de uma campanha iniciada ano passado, para abrir as portas da AAP também para pessoas que não fossem funcionários do Hospital. O atual grupo foi selecionado e treinado para contribuir com as tarefas no setor, que incluem leitura de livros e revistas em quadrinhos e brincadeiras com as crianças.

"A alegria das crianças quando a gente chega é a grande recompensa", afirma a estudante Juliana Oliveira, 19 anos, uma das pessoas que iniciaram o trabalho de voluntariado na AAP. "Nosso trabalho acaba repercutindo no tratamento", complementa a psicóloga Maria Fernanda Barros, também voluntária.

Outro aliado no trabalho de reforçar a AAP é a feirinha dos servidores do HR, que foi realizada na última quinta-feira (01/02), no jardim de entrada do hospital. Organizada pela Comissão de Humanização da unidade, a feirinha abriu espaço para a venda de produtos com a nova logomarca da AAP, além de roupas e comida. Os recursos arrecadados são revertidos para a entidade.

CAPACITAÇÃO
- A constante atualização de conhecimentos pela equipe do Hospital da Restauração é um dos fatores que contribuem para a unidade continuar como referência nacional ou regional em diferentes serviços. No setor de endoscopia do HR, a enfermeira supervisora Kalina Silva de Barros compareceu em 2006 aos maiores eventos científicos da sua área e vem utilizando os conhecimentos adquiridos para treinar a equipe do setor. Em julho, ela esteve presente no “Curso de Enfermagem em Endoscopia Digestiva” promovido pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), onde aproveitou para estagiar por um mês na unidade, considerada o maior centro acadêmico do país. Em novembro, a enfermeira voltou a São Paulo para participar do Congresso Brasileiro de Enfermagem em Endoscopia Digestiva.

O médico Admar Borges, coordenador do Setor de Endoscopia Digestiva, que intermediou os contatos para a realização do curso, diz que os cursos refletem-se diretamente na qualidade do serviço. "Até recentemente, apenas médicos viajavam para participar de congressos e realizar estágios de endoscopia em centros mais avançados", ressalta. Após atualizar os técnicos de enfermagem da Endoscopia do HR, Kalina também vai atender em outras unidades hospitalares do SUS, repassando esses conhecimentos.