Na última quarta-feira (25/07), a Secretaria Estadual de Saúde, juntamente com a Prefeitura de Belém de Maria, promoveu tratamento coletivo contra a esquistossomose e geo-helmintíases com a população. Ao todo, mais de 350 pessoas foram medicadas. Uma equipe de 27 pessoas, entre agentes comunitários de saúde (ACSs) e enfermeiros, estiveram presente para tratar os interessados e dar mais dados sobre as enfermidades, tratadas como prioridade no Estado pelo Sanar – programa de enfrentamento às doenças negligenciadas.
Segundo o coordenador do Sanar, Alexandre Menezes, a mobilização conseguiu atingir uma quantidade satisfatória de pessoas. “É importante que outras prefeituras com áreas endêmicas das doenças façam ações semelhantes para tratar a população. O Estado tem o plano de diminuir drasticamente o índice de sete doenças negligenciadas e, para isso, precisamos do apoio de todos”, destacou.
Além da esquistossomose e geo-helmintíases, fazem parte do Sanar: tracoma, doença de Chagas, hanseníase, filariose, e tuberculose. Ao todo, 108 municípios prioritários estão desenvolvendo ações de combate às enfermidades.
Esquistossomose – doença transmissível, parasitária, causada por vermes trematódeos do gênero Schistosoma. Nos casos mais graves da fase crônica, o estado geral do paciente piora bastante, com emagrecimento, fraqueza acentuada e aumento do volume do abdômen, conhecido popularmente como barriga d’água.
Geo-helmintíase – as parasitoses intestinais representam a doença mais comum do globo terrestre. Os principais sintomas são cólicas abdominais, vômitos, anemia, perda de peso, apendicite aguda, fraqueza e cansaço. O quadro clínico está diretamente relacionado com a carga parasitária e com o estado nutricional do hospedeiro.