Com o início das chuvas na Região Metropolitana do Recife (RMR) e interior do Estado, o Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox) chama atenção da população para os cuidados para evitar ataques de escorpião. Só nos cinco primeiros meses de 2012, o serviço registrou um aumento de 100% no número de casos de acidentes com o animal. Ao todo, foram 302 registros, contra 150 de 2011. Só no último mês de maio, com 88 notificações, foi diagnosticado um crescimento de 33% quando comparado com o mesmo período de 2011, além de um óbito, o segundo do ano.

De acordo com a coordenadora do Ceatox, Lucineide Porto, a população deve estar atenta para evitar entulhos e lixos perto de casa, tapar buracos e frestas existentes nas residências, limpar constantemente ralos de banheiros e cozinhas, além de evitar a presença de baratas, inseto preferido na cadeia alimentar do escorpião (veja mais dicas abaixo). “Essas são medidas simples que podem evitar o surgimento de escorpiões na sua localidade”, explica.

Em caso de picada de escorpião, a dica do Ceatox é, imediatamente, colocar um pano com água morna no local e, em seguida, procurar um posto de saúde, policlínica ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para que seja passado um analgésico e atualizado o cartão vacinal, já que o escorpião pode transmitir o tétano. “Se a vítima for uma criança de até 12 anos, é preciso levar imediatamente ao Hospital da Restauração, na RMR, ou a um hospital regional. Nesses locais, há o soro indicado para esse tipo de ocorrência”, avisa a coordenadora do Ceatox.

Apesar do aumento de notificações no Ceatox, o Estado vem apresentando redução no número de casos, segundo o Sistema Nacional de Notificação de Agravos (Sinan). Em 2007, foram notificados 7.167 casos, caindo para 5.237 em 2011. “Esses dados mostram que ações de educação em saúde, como campanhas de prevenção ao escorpionismo, palestras em escolas e a divulgação do serviço do Ceatox estão contribuindo para evitar acidentes e educando a população sobre como procurar assistência nos casos de picada”, relata Lucineide.

Atualmente, o Ceatox vem fazendo visitas a comunidades e escolas para distribuir material informativo e explicar como proceder em caso de surgimento ou acidente com escorpião. Na última quinta-feira (21/06), por exemplo, em parceria com a Vigilância Ambiental do Recife, foi realizada uma visita ao bairro de Beberibe. Na última segunda-feira (18/06), os técnicos do Ceatox estiveram em uma escola estadual de Camaragibe para informar os alunos do ensino médio sobre o assunto.

DESCENTRALIZAÇÃO – Desde outubro de 2011, o atendimento dos casos de escorpionismo e de intoxicação exógenas foram descentralizados do Ceatox para toda a rede de saúde. Com isso, o Centro passou a ser a referência para tirar as dúvidas da população e das equipes médicas, por meio do 0800.722.6001, indicando como proceder e qual serviço de saúde buscar.

Para otimizar ainda mais, serão feitas capacitações em todas as Regionais, em parceria com a Coordenação de Zoonoses da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Na última quarta-feira (20/06), será a vez da VI Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede em Arcoverde. O curso, para 60 médicos e enfermeiros, pretende explicar a forma de atendimento para casos de picada de escorpião, acidentes com outros animais peçonhentos e envenenamento. As atividades beneficiarão todos os 13 municípios da Regional. A previsão é repetir a capacitação nas demais Geres.

Em 2011, Pernambuco notificou 7.548 acidentes sendo 909 por serpentes, 79 por aranhas, 5.237 por escorpiões, 836 por abelhas, entre outros.

Dados de acidente com escorpião:

2012: Janeiro – 54; Fevereiro – 53; Março – 47; Abril – 61; Maio – 88. Total: 302.

Total de casos até maio de 2011 – 150. Total de casos em 2011 – 425.

Cuidados para evitar a presença de escorpião nas residências:

• Manter sempre limpas as instalações da propriedade, principalmente a área em volta da casa;

• Conservar o quintal e o jardim sempre limpos;

• Evitar o acúmulo de lixo e não amontoar objetos antigos em volta da casa;

• Vistoriar cuidadosamente roupas e principalmente calçados antes de vesti-los, e toalhas antes de utilizá-las;

• Usar telas e vedantes em portas e janelas, procurando tapar buracos e frestas existentes na casa;

• Não andar descalço; ao adentrar em mata, utilizar calçado com a calça comprida por dentro das meias, perneiras ou botas de cano longo (que protejam até o joelho);

• Não colocar as mãos em buracos, tendo o cuidado ao sentar em pedras;

• Não manusear esses animais, por mais inofensivos que eles pareçam ser;

• Examinar cuidadosamente o local onde for apoiar ou encostar-se, quando fizer trilhas ou caminhadas em ambientes conservados.

(Fonte: Ministério da Saúde)