Desde que foi sancionada, em setembro de 2010, a Lei estadual de número 14.139 proíbe o sacrifício de animais saudáveis apreendidos na rua. Para capacitar os profissionais dos Centros de Controle de Zoonoses sobre as novas formas de atuação, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) dá início, hoje (13/12), a uma oficina de Formação de Oficiais de Controle Animal (FOCA), no Hotel Canarius, em Boa Viagem. O evento começa às 8h e segue até a próxima sexta-feira (17/12).

Antes de capturar cachorros soltos nas ruas, as equipes devem investigar a sua procedência, buscar um possível dono e orientá-lo sobre as condições ideais para manter um animal de estimação. Caso não haja um responsável, o cão é encaminhado ao Centro de Controle, onde os machos são castrados e as fêmeas esterilizadas. Eles ainda são vacinados e ficam disponíveis para adoção.

Um dos temas abordados durante o evento será a leishmaniose, doença que não tem cura quando acomete os cachorros, podendo ser transmitida para o homem. Nesses casos, faz-se necessária a remoção do animal para um centro de controle e o seu sacrifício. “Separar um cão da família que cuida dele é sempre doloroso. Por isso precisamos ter esses profissionais capacitados para realizar tanto a abordagem quanto esclarecer os motivos de retirar o animal do convívio familiar”, explica a Gerente de Prevenção e Controle de Zoonoses, Nara Arruda.

LEISHMANIOSE - Os sintomas que o cachorro pode apresentar quando infectado com leishmaniose são falta de apetite, emagrecimento, queda de pêlo, lesões no focinho e bordas das orelhas, entre outros. O ser humano pode sofrer com dores abdominais, anemia, fraqueza; que se apresentam de forma mais grave quando o paciente é uma criança ou um idoso. A transmissão acontece por meio da picada de mosquito que já tenha picado um cão doente. O tratamento da doença é medicamentoso, e não deixa sequelas quando feito precocemente. Doenças de pele (como a sarna), raiva, outras doenças parasitárias também podem ser transmitidas por esses animais.

Serviço
Curso de Formação de Oficiais de Controle Animal (FOCA)
Hotel Canarius, em Boa Viagem