O secretário estadual de Saúde, Gentil Porto, e a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Lygia Leite, assinaram no último dia 19/12, pela manhã um convênio que garante o pleno funcionamento de três postos de saúde no Agreste de Pernambuco. As unidades, localizadas nos municípios de Casinhas, Riacho das Almas e Sanharó, foram construídas com recursos do projeto Renascer, sob a consultoria da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

O projeto-piloto do Renascer, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, procura garantir melhores condições de vida às famílias de pequenos produtores da zona rural. “Nós continuaremos na trincheira, lutando para que a população de nosso País tenha uma saúde de melhor qualidade”, afirmou o secretário Gentil Porto.

A construção dos três postos de saúde, que já estão em atividade, implicou num financiamento de R$ 362 mil. Desse total, foram destinados ao posto de Casinhas R$ 102 mil e R$ 175 mil para a unidade de Riacho das Almas, além de R$ 84 mil ao posto de Sanharó. “Temos também o objetivo de seguir o interesse de descentralizar o atendimento para os municípios, que vão poder acompanhar o paciente mais de perto”, ressaltou a secretária Lygia Leite.

Na assinatura do convênio, estiveram presentes os prefeitos e representantes das associações comunitárias dos municípios envolvidos. Para o prefeito de Casinhas, João Barbosa Camêlo, o posto de saúde implantado em sua cidade deverá melhorar a condição de vida da população local. “Os atendimentos para os moradores da zona rural deverão ser realizados, agora, de maneira muito mais fácil”, disse o prefeito.

Enquanto as prefeituras deverão ser responsáveis pela manutenção e contratação do quadro de funcionários, as associações comunitárias vão realizar o controle social dos postos de saúde, que, segundo dados do Renascer, atendem diretamente mais de 830 famílias. As unidades oferecem os serviços de Odontologia, Ginecologia, Pediatria, Medicina Clínica, Primeiros Socorros, Vacinação, entre outros.