A entrada foi triunfal. A bordo da “Bobulância”, o Bloco do Miolinho Mole, formado pelos artistas do Projeto Doutores da Alegria, já chegou no Hospital Barão de Lucena fazendo carnaval. Munidos de estandarte, instrumentos musicais e vários objetos que tiravam dos lugares mais improváveis de seus jalecos, os besteirologistas do Miolinho Mole promoveram no último dia 12/02, pela manhã, uma verdadeira folia nos corredores do HBL.

Quem estava no hospital não perdeu a oportunidade de dar uma conferida no bloco mais “bobinho” do mundo. Até os que esperavam por uma consulta deram um jeitinho de conferir o grupo. Que o diga dona Albenice Teixeira, que por duas vezes teve que sair da fila de espera para procurar a filha de oito anos, Paloma, que deu algumas escapulidas para dançar entre os Doutores da Alegria. “Ela está tão animada que nem me esperou para conferir a festa. É um trabalho muito bonito. Eles levam alegria para as crianças que estão internadas no hospital”, explicou Albenice. Em pouco tempo de folia, Paloma já havia até escolhido seu besteirologista preferido. “Gostei muito do Dr. Carlito, ele é muito engraçado e tem um chapéu muito legal”, comentou, entre um pulo e outro, a menina.

O ponto alto da festa foi sem dúvida a chegada à pediatria. Com o setor todo enfeitado como se fosse para um baile de Carnaval, muitas crianças já esperavam prontas para a folia. E como não poderia deixar de ser, as fantasias dominaram a festa. Segundo o Batman, que não quis revelar sua identidade secreta, a festa foi uma das melhores que ele já participou. “Eles são muito divertidos, queria que tivesse uma festa dessa todos os dias”, comentou o super-herói, antes de ser puxado para uma “consulta boba”.

“Os Doutores da Alegria já trabalham conosco há quatro anos e, nesse tempo, tivemos a oportunidade de observar que as crianças se sentem mais à vontade com a presença deles. Eles ajudam a diminuir a aridez do ambiente hospitalar, sem contar que notamos uma recuperação mais rápida das crianças após uma visita. O Barão de Lucena se sente honrado em poder contar sempre com esses parceiros”, comentou o diretor do HBL, Jairo Barbosa.

Surgido a partir do Bloco do Miolo Mole e com quatro carnavais “nas costas”, o Miolinho fez sua estréia em 2007 no Barão. Idealizado por palhaços e integrado, além deles, por crianças internadas, seus pais e profissionais de saúde, o bloco faz visitas em cortejo, com instrumentos musicais, frevos carnavalescos e até estandarte. Como os próprios Doutores definem, a idéia é promover um “contágio total e imediato de alegria”.