O serviço de assistência farmacêutica, no Sistema Único de Saúde (SUS), possui uma grande relevância no tratamento dos pacientes. Principalmente para aqueles que, por não possuir um alto poder aquisitivo, necessitam de remédios caros e raros no mercado. Para que esse serviço seja cada vez mais aperfeiçoado, cumprindo o seu devido papel, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) promoveu, pela primeira vez, o Encontro Pernambucano de Assistência Farmacêutica, no auditório do Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape).

O evento aconteceu na última sexta e sábado (18 e 19/05). A abertura reuniu técnicos ligados à assistência farmacêutica de todo o Estado. Os temas expostos e debatidos nas palestras foram os princípios, fundamentos e tendências na assistência farmacêutica até a fitoterapia na atenção básica, sem esquecer as formas de financiamento das farmácias públicas.

Anteriormente, de acordo com o gerente de Assistência Farmacêutica, José de Arimatea, as conexões entre municípios e SES estavam desarticuladas. “Esse momento que temos agora para discutir várias questões é muito positivo, porque poderemos trocar experiências e atualizar conhecimentos, aproximando Estado e municípios”, afirmou. O encontro também contou com a participação do presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS/PE), Roberto Hamilton. O gerente José de Arimatea ressaltou que, apesar de não existirem datas programadas, a idéia é que sejam realizadas mais outras capacitações, como o encontro de maio, no sertão e no agreste pernambucano.

PARTICIPAÇÃO – Além de ouvirem atentamente as palestras, quem participou do Encontro Pernambucano de Assistência Farmacêutica pôde se inscrever em um dos três diferentes minicursos. Os técnicos em farmácia puderam participar na tarde do dia 19 de maio dos cursos “Uso Racional de Medicamentos”, “Aquisição de Medicamentos para Assistência Farmacêutica no SUS” ou “Planejar é preciso”. “A partir da informação que o participante receber durante todo o encontro, o técnico poderá aplicar o conhecimento no seu trabalho, melhorando o serviço prestado em seu município”, salientou uma das coordenadoras do evento, Selma Machado.