O que se viu na manhã do último dia 13.02 no Hospital Getúlio Vargas (HGV) foi muita animação e alegria. O grupo D Breck Escola de Samba, de Olinda, fez uma apresentação acústica e levou oito integrantes para o hall do 1º andar do HGV. A ausência de toda a formação original, com 80 músicos, não reduziu a alegria dos pacientes e funcionários.

“Não dava para trazer todo mundo, né? Então optamos por uma versão reduzida, mas não menos animada”, declarou o vocalista do grupo, Danilo Oliveira. O grupo usou cavaquinho, tamborim, surdo, repique, abe, caixa, violão e um repertório eclético, indo do samba de enredo, passando pelo samba tradicional, MPB e até frevo. Gonzaguinha, Zeca Pagodinho, Alcione, J. Michelles e até Tim Maia foram alguns dos artistas lembrados pelo grupo. Quem parou para escutar e arriscou uns passos gostou do que viu. A percussionista Karonne Gomes disse que o grupo já se apresentou em outros hospitais do Estado e gostou do convite do HGV. “É bom tocar em hospital porque a gente traz um pouco de alegria para os pacientes que irão ficar o carnaval internados”.

A iniciativa da apresentação partiu de um convite do Programa Tom Suave para o D Breck. O programa é coordenado por Bebel Nascimento e há cinco anos leva música para as enfermarias e eventos do Getúlio Vargas. “É importante trazer isso para os pacientes, ainda mais neste ano que se comemora o centenário do Frevo, que é de muita festa no Estado. Com a alegria e a música a gente alivia um pouco o sofrimento deles”, afirma Bebel.

Os pacientes e funcionários da unidade aprovaram a iniciativa. Teve gente sambando e frevando. O agricultor José Batista de Moraes, 55 anos, mora em Vitória de Santo Antão, e está internado na clínica ortopédica há 15 dias. “Eu acho é bom, porque a gente se diverte um bocadinho, mesmo internado”, diz.

Na última terça-feira (06.02), o Bloco lírico-carnavalesco “Eu Quero Mais”, também de Olinda, se apresentou no HGV e desfilou pelas enfermarias. O D Breck Escola de Samba existe há nove anos e desfila pelas ladeiras de Olinda todo ano. A Escola sai no domingo (18/02) e na terça-feira (20/02) de Carnaval. A concentração acontece a partir das nove da manhã no Largo do Bonfim.