Sempre auxiliando os municípios pernambucanos na elaboração e implementação das ações de saúde, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) envia hoje (17/04) uma equipe técnica em epidemiologia para o município de Tabira, para ajudar a cidade no combate da proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti.

Localizado no Sertão do Pajeú, o município apresentou um aumento considerável dos casos notificados quando comparado como o mesmo período de 2006 e 2007. Foram três casos suspeitos nos primeiros meses do ano passado, contra 101 neste ano – sendo 19 de casos já confirmados.

Segundo o gerente de Vigilância Ambiental da SES, Francisco Duarte, o aumento desse número é em decorrência do alto índice de infestação no município. “O relatório da situação do município de Tabira que foi realizado pela SES apontou locais com índices de infestação que variam entre 2,31% e 21,74%. E 1% é um índice suficiente para já haver transmissão”, alerta Duarte.

“Com esse índice de infestação, já é possível encontrar o mosquito adulto, com asas. Neste caso, só o fumacê pode acabar com eles”, conclui, sobre o conhecido veículo que está sendo usado pela SES para borrifar o produto que mata o mosquito nos locais onde os focos foram localizados.

É sempre importante lembrar dos cuidados preventivos que toda população deve adotar para manter o mosquito transmissor da dengue longe das suas casas. Só com essa parceria é possível evitar a proliferação do mosquito da dengue.

Combatendo a dengue em casa:

- Mantenha bem tampados caixas d’água, cisternas, poços ou qualquer outro reservatório de água.
- Mantenha as lixeiras tampadas e secas. Nunca jogue lixo em terrenos baldios.
- Lave os bebedouros de animais com uma bucha pelo menos uma vez por semana e troque a água todos os dias.
- Cubra e guarde os pneus em locais secos, protegidos das chuvas.
- Guarde as garrafas secas de cabeça para baixo e não deixe no quintal objetos que acumulem água.
- Encha os pratinhos de planta com areia