Mal começou fevereiro e as prévias carnavalescas juntamente com as comemorações dos 100 anos do frevo já estão a todo vapor. Terça-feira (06.02) será um dia diferente na rotina do Hospital Getúlio Vargas (HGV), que fica localizado em San Martin. O projeto Tom Suave, coordenado por Bebel Nascimento irá promover uma prévia do bloco lírico carnavalesco "Eu Quero Mais", de Olinda.

A troça comemora 15 anos de existência e promete levar aos pacientes internados, uma versão acústica dos frevos-canções. A concentração acontece às 10 horas no hall do 1º andar do prédio administrativo. De lá os músicos (sax, violão e coral) seguem pelas enfermarias levando um pouco de distração aos doentes.

Segundo a coordenadora do Projeto, Bebel Nascimento, a intenção é aliviar o estresse do cotidiano hospitalar. "Os pacientes gostam de música e sempre se animam. Já existem trabalhos científicos que apontam para a contribuição da música numa recuperação mais rápida e melhor do paciente. Sem contar que relaxa um pouco os funcionários da unidade", conclui Bebel.

Outra data "redonda" são os cincos anos do projeto Tom Suave, que acontecem em julho, mas que segundo Bebel já se inicia com a apresentação do Bloco no hospital. Dando seqüência as comemorações, no dia 13 será a vez da Escola de Samba D Breck (também em versão acústica, com cavaquinho, tamborim, voz, surdo e caixa) levar animação para os pacientes internados. A apresentação acontece no hall do 1º andar do prédio administrativo.

"Eu acho muito importante ter música no hospital, ainda mais com a proximidade das festas. Para alguém que está internado e não vai poder passar o carnaval lá fora já é muito poder escutar um frevo ou um samba enquanto se recupera", afirma a estudante Mariana Soares que acompanha o pai, internado na enfermaria vascular.

Durante as apresentações dos blocos, a Fundação Hemope estará presente distribuindo panfletos para os acompanhantes, visitantes e funcionários do HGV sobre a campanha educativa para doação de sangue. O alvo da campanha é o reforço do banco de sangue da unidade para o carnaval.

Está é a segunda vez que o HGV leva um bloco carnavalesco para a unidade, a primeira vez aconteceu em 2005. O Projeto Tom Suave faz parte do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Getúlio Vargas.