O governador Eduardo Campos apresentou no último dia 10/04, no Palácio do Campo das Princesas, um plano de ação na área da saúde para 2007. Até o final do ano, serão investidos R$ 58.802.602,00 em emergência, cardiologia, oncologia, assistência farmacêutica, atenção básica, saúde da mulher e redução da mortalidade infantil. O plano, elaborado após um amplo levantamento feito por todas as gerências ligadas à Secretaria Estadual de Saúde, contempla as áreas mais emergenciais e prevê reestruturação dos principais problemas deixados pela gestão passada.

A verba para a execução dos projetos descritos no plano se refere exclusivamente a novos investimentos, ou seja, sem contar com o atual custeio de toda a estrutura do Sistema Único de Saúde em Pernambuco. Na área de urgência e emergência, o plano estadual contempla os hospitais da Restauração, Getúlio Vargas, Otávio de Freitas, Barão de Lucena (todos na Região Metropolitana), Regional do Agreste (Caruaru), Ermírio Coutinho (hospital de Nazaré da Mata, que será inaugurado em 60 dias) e Hospital de Limoeiro. As ações nas unidades incluem compra de equipamentos, reforma e adequação das emergências, bloco cirúrgico e UTIs.

A maior emergência do Norte-Nordeste, o Hospital da Restauração, será beneficiada com o maior volume de recursos, totalizando R$ 5.804.000. O Otávio de Freitas, com segundo maior investimento, ganhará 74 novos leitos. Para trabalhar nos hospitais, a SES já está realizando uma seleção pública simplificada para contratação de 142 médicos urgentistas e uteístas, cuja folha de pagamento chega a R$ 3.654.654,00 por ano. Outro importante projeto de governo para a saúde, a construção de três hospitais de urgência na RMR, está sendo tocado. Já estão garantidos R$ 8.150.000,00 para iniciar a construção de um hospital em Paulista, a primeira cidade a ganhar uma unidade. O local terá 151 leitos de internamento e deverá atender a mais de seis mil pessoas por ano em especialidades como urgência, clínica médica e traumato-ortopedia. As obras começam neste ano e ficam prontas no segundo semestre de 2008.

Na cardiologia, o Governo do Estado, através da SES, conseguiu o credenciamento do Pronto-Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape) junto ao Ministério da Saúde. Em 2006, a unidade foi inaugurada sem receber recursos do Governo Federal, o que tornou seu funcionamento insustentável. Além investir R$ 280 mil na compra emergencial de medicamentos, a atual gestão obteve, após negociações com o Ministério da Saúde, a garantia de R$ 1,7 milhão por mês para produção de atendimentos e exames no pronto-socorro e no Oswaldo Cruz. Outra importante emergência cardiológica do Estado, o Hospital Agamenon Magalhães, receberá R$ 1.907.532,00 para aquisição de equipamentos e ampliação de leitos.

Medicamentos – A Farmácia de Medicamentos Excepcionais será estruturada para melhor atender os mais de 15 mil pacientes inscritos no programa e também regularizar o fornecimento de remédios. Por conta da dívida de R$ 14 milhões deixada pela gestão passada, a farmácia teve bastante dificuldade para atender a população no primeiro trimestre deste ano. A situação melhorou sensivelmente com o investimento de R$ 200 mil na compra de produtos. Ainda este mês, o órgão terá uma nova sede (rua Padre Inglês, nº 288, Boa Vista) e um novo programa de controle, distribuição de medicamentos e humanização do serviço. Um dos serviços mais onerosos da pasta, a farmácia custa, anualmente, cerca de R$ 72 milhões. Com as medidas adotadas, a expectativa é reduzir a irregularidade no fornecimento dos remédios de alto custo. A SES também anuncia a distribuição de medicamentos de farmácia básica (hipertensão e diabetes, por exemplo) para os municípios, totalizando R$ 8,8 milhões.

Rede de assistência oncológica é ampliada

A Secretaria Estadual de Saúde está estruturando e ampliando a assistência médica para os pacientes de câncer em Pernambuco. De acordo com o plano, o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) será a maior referência estadual em oncologia e atenderá a todas as normas do Instituto Nacional do Câncer, com o qual a SES firmou termo de cooperação. O Huoc está credenciando junto ao Ministério da Saúde 35 novos leitos para oncologia e receberá R$ 5 milhões para aquisição de equipamentos como acelerador linear, bomba de cobalto e conjunto de braquiterapia.

Na maior referência para o tratamento da doença no Estado, o Hospital do Câncer, será implantado um projeto de gestão administrativo-financeira e de reestruturação dos serviços. Com base em amplo estudo elaborado por técnicos da SES, o Estado, através de um grupo de trabalho, e o conselho do HCP serão parceiros na gestão da unidade. Entre as medidas a serem adotadas, estão a reativação do serviço de radioterapia do hospital (que atualmente é terceirizado) e a aquisição de novos equipamentos, entre eles uma fonte de cobalto. Outro importante centro de assistência oncológica, o Imip, receberá novos aparelhos, entre eles um simulador e um acelerador linear, avaliados em R$ 3,8 milhões.