O Grupo de Trabalho instituído pelo secretário estadual de Saúde, Jorge Gomes, para traçar um plano de gestão para o Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP) realizou no último dia 02/03, na Secretaria Estadual de Saúde, sua primeira reunião. Dentro de 15 dias, a equipe irá elaborar um estudo e apontar medidas que tornem a unidade hospitalar mais eficiente no atendimento aos pacientes do SUS e equilibrada financeiramente.

De acordo com o coordenador do grupo, o gerente-geral de Assistência à Saúde da SES, Tiago Feitosa, o primeiro encontro foi bastante proveitoso e houve total consenso entre os integrantes. “Traçamos um cronograma de ações, dividindo tarefas e, durante 15 dias, estaremos em permanente reunião”, informou. Segundo Feitosa, serão analisadas a contabilidade do HCP, a continuidade do tratamento dos pacientes e quais as possíveis saídas para enxugar os gastos e melhorar a assistência aos doentes.

Imersa em dívidas que superam R$ 30 milhões, a unidade filantrópica conveniada ao SUS tem recebido total apoio do Governo do Estado. Na última quinta-feira, o governador Eduardo Campos determinou a agilização dos trabalhos do grupo e também anunciou o adiantamento de R$ 490 mil reais referentes a recursos do SUS que só serão liberados pelo Ministério de Saúde no final de março. Quando o Governo Federal autorizar o repasse deste mês, haverá reposição ao Tesouro Estadual. Com a verba, cuja utilização será acompanhada pelo Grupo de Trabalho, o HCP poderá comprar medicamentos em falta e garantir a realização de cirurgias já programadas.

Oficializado através da Portaria nº 068, publicada em 28 de fevereiro de 2007 no Diário Oficial, o grupo é comporto também por Ivo Nóbrega (técnico da SES), Ana Maria Albuquerque (gerente-geral de Regulação, Controle e Avaliação da SES), Roberto Selva Sampaio (presidente do Conselho de Administração do HCP), José Peixoto (corpo clínico do HCP) e Ana Lúcia da Hora (médica auditora do HCP).