Termina nesta quinta-feira (28/08), no Hospital Barão de Lucena, o treinamento para brigadistas que vem sendo realizado desde o início da semana com profissionais das áreas de assistência, manutenção e vigilância, que atuam naquela unidade de saúde. A atividade de encerramento será uma simulação de “abandono de área” e vai acontecer a partir das 14h, num setor reservado que atualmente não está sendo ocupado por pacientes.

“A nossa ideia é ver como vai funcionar, na prática, todo o planejamento de evacuação que viemos trabalhando ao longo dos dias”, explica a gestora de Engenharia e Manutenção do HBL, Vera Carvalho. Segundo ela, é necessário que todos tenham consciência do que fazer diante de uma situação de emergência.

“Todos têm de saber usar um extintor, como se comportar diante de um incêndio, por exemplo. Desde médicos até o pessoal da manutenção”, diz.  O treinamento faz parte de uma parceria para acreditação hospitalar que o Barão de Lucena realiza desde 2009 com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo.