O Hospital Dom Malan participou, através da diretoria de Ensino e Pesquisa, do I Seminário de Residências da Rede IMIP, realizado no Recife, este mês de outubro. O evento foi organizado pela Coordenação Geral das Residências do IMIP, e contou com a participação dos hospitais que compõem a rede hospitalar sob a gestão do IMIP e da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco.

A SES se fez presente através da diretora geral de Educação em Saúde, Juliana Siqueira, que falou sobre o papel da secretaria no fomento aos programas de residência. No roteiro uma importante conferência sobre a avaliação dos programas de residência no estado; apresentação dos programas de residência da Rede IMIP; debate sobre o projeto de unificação dos regimentos internos das residências da Rede IMIP; e uma reflexão sobre os desafios da formação do residente do futuro.

“Cada coordenador apresentou seu programa de residência e todos puderam ter uma visão ampla do que está sendo feito na rede IMIP. Levamos a nossa experiência do Hospital Dom Malan para ser compartilhada e ficamos felizes com o resultado, pois comprovamos que uma Instituição, situada no interior do estado, é capaz de oferecer uma formação de qualidade mesmo estando longe dos grandes centros” avalia a diretora de Ensino e Pesquisa do HDM, Angélica Guimarães.

O Hospital Dom Malan mantém, há oito anos, o Programa de Residência Médica (em pediatria e ginecologia/obstetrícia) e o Programa de Residência em Enfermagem (em saúde da criança e da mulher). Agora em 2018 iniciou o R4 em Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia.

A cada ano, cerca de 35 profissionais especialistas são formados pelo HDM, que atualmente se consolida como uma unidade de referência na formação de recursos humanos na área da saúde em Pernambuco.