A apresentação do espetáculo da Paixão de Cristo deste ano, encenada no Hospital Otávio de Freitas, em Tejipió, já tem data marcada. Será de 5 a 8 de abril, a partir das 19h, com entrada aberta ao público.

Numa iniciativa inédita e inusitada, o Grupo de Trabalho Humanizador do HOF conseguiu atrair, na Semana Santa do ano passado, um público de três mil pessoas ao estacionamento da unidade de saúde para assistir a encenação feita por um elenco formado por funcionários do hospital e moradores da comunidade.
Diante do sucesso, o GTH e a comunidade voltaram a se mobilizar e já estão captando recursos para a nova apresentação que vem com novidades. O número de cenários aumentará de três para quatro e o elenco vai dobrar com a participação de 120 pessoas entre atores e figurantes. A exemplo do ano passado, a produção inclui falas gravadas em estúdio, iluminação e segurança garantida para os espectadores.

Com uma área de 87mil m2, o HOF é a maior unidade de saúde em extensão da rede pública o que permite a realização do evento em uma área ao ar livre e isolada da emergência. “Nosso objetivo inicial foi aproximar a unidade de saúde de sua comunidade, durante dois meses ensaiamos incansavelmente e, juntos, construímos os cenários e elaboramos o figurino”, ressalta Albertino Neto, coordenador do GTH do Otávio de Freitas. A produção do novo cenário já começou.

A realização do evento acontece com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde em parceria com a iniciativa privada.

Atividades - Através do Grupo de Trabalho Humanizador (GTH) do Otávio de Freitas, são promovidas periodicamente atividades culturais e sociais dentro da unidade com o objetivo de otimizar a relação entre funcionários e pacientes proporcionando uma melhor qualidade na assistência dada àqueles que procuram o hospital. Entre as ações realizadas ao longo do ano estão o Projeto Música é Saúde onde o GTH percorre, todas as terças-feiras, diversos setores do hospital levando conforto e alegria aos internos através da música. É também dentro deste projeto que acontece a apresentação de teatro de marionetes para as crianças internadas na pediatria. Uma outra ação de humanização é a Feira de Talentos onde o hospital abre as portas para os funcionários e a comunidade mostrarem seu talento através da venda de trabalhos artesanais. A feira acontece uma vez por mês no pátio externo da unidade.