Na tarde desta quarta-feira (27/03), o Hospital Pelópidas Silveira (HPS/ Gestão Imip) realizou a reunião de acolhimento dos novos residentes em Neurologia da unidade.  As boas vindas aos profissionais foram dadas pelo Superintendente do HPS, Caio Souza Leão, pelo diretor Médico, Carlos Japhet, e pela supervisora do Programa de Residência de Neurologia, Ana Rosa Melo. Além disso, os residentes veteranos também participaram do encontro para estimular a troca de experiências.  

 

Durante a reunião, o superintendente do Hospital Pelópidas Silveira, Caio Souza Leão, reafirmou o compromisso da unidade com a valorização ao ensino e pesquisa. “A gente tem um compromisso muito grande com vocês e com a rede de cardiologia e neurologia do Estado. Aqui no Pelópidas procuramos treinar não só os residentes. Temos aqui uma Educação Continuada atuante, com a promoção de especialização para todas as categorias profissionais. Tudo isso para atingir a melhor qualidade possível. E gostaria de lembrar que Residência Médica não é só para aprender a medicina, mas para aprender a ter convívio ético com os colegas de serviço e convívio ético com os pacientes e seus familiares. Isso é o que vocês vão ter de usar para a vida toda”.


O novo residente do HPS, David Lemos, ressaltou a excelência da formação no Pelópidas Silveira. “O que tenho escutado ao longo da formação é que o Pelópidas é um serviço de ponta. Por isso, minha expectativa é a melhor possível pela gestão que se faz aqui, em buscar melhorias, na qualidade do atendimento e segurança do paciente. Dentro dos quatro serviços que têm a residência em neurologia aqui no Estado, esse é diferenciado. Ele traz a oportunidade não só do aprendizado acadêmico, mas uma visão integral do médico”, pontuou.

 

Formada em Medicina em São Luiz, a maranhense Mariana Silvestre resolveu pela especialização em neurologia fora de sua terra natal e se diz animada com o início das atividades no HPS. “Durante a minha graduação tive muitas boas experiências com a especialidade, mas no meu Estado não havia a disponibilidade da residência. Diante disso, estudei as regiões e tomei conhecimento de um polo aqui em Recife com um sistema organizado para prestar uma melhor assistência do ponto de vista neurológico. Quando cheguei, fui positivamente surpreendida, porque o que a gente tem de modelo no SUS são estruturas antigas, onde a educação permanente não é o foco. Mas aqui, desde a estrutura até a organização do Hospital, mesmo com a grande demanda, percebo que a gestão funciona muito bem. Assim, já consigo enxergar que eu posso absorver bastante daquilo do que eu não tive no meu estado. Me sinto na certeza de que estou no lugar que deveria estar e tenho certeza que vai ser muito produtivo” disse.

 

O programa de Residência Médica em Neurologia do HPS teve início em 2016, com três anos de duração e regime de 60 horas semanais. Os médicos em especialização ficam sob a orientação de profissionais de elevada qualificação. Ao todo, duas vagas são ofertadas, anualmente, por meio de edital lançado pela secretaria estadual de Saúde. O programa de Neurologia do HPS teve o credenciamento definitivo homologado pelo MEC no final do ano passado.

 

Informações sobre a Residência e outros Programas de Ensino e Pesquisa no Hospital Pelópidas Silveira podem ser obtidas por meio do portal da unidade (http://hps.imip.org.br/).