Maternidade recebe prêmio nacional em Brasília

A maternidade do Hospital Dom Moura, em Garanhuns, no agreste pernambucano, recebeu no último dia 07/12, o reconhecimento nacional pelo trabalho realizado na humanização da assistência, obstétrica e neonatal. A unidade foi uma das quatro vencedoras da 5º edição do Prêmio Galba de Araújo, instituído pelo Ministério da Saúde (MS) para as melhores maternidades públicas do país.

A solenidade de premiação aconteceu na abertura do Seminário Nacional Sobre o Panorama Atual de Saúde da Mulher realizado no hotel Calton, em Brasília. “A proposta fundamental do hospital Dom moura é o respeito ao ser humano”, afirmou o secretário Gentil Porto, presente ao evento.

Das quatro instituições vencedoras, a maternidade de Garanhuns foi a única do norte-nordeste. O diretor do hospital, Hudson de Moura, recebeu uma placa e um cheque de R$ 50 mil das mãos do secretário de Atenção à Saúde do MS, José Gomes Temporão. O dinheiro será revertido para as ações realizadas na maternidade. “Saúde pode ser feita de forma simples, o essencial é o amor e a dedicação ao paciente”, disse o diretor, destacando a atuação dos 530 funcionários do hospital.

“Cada vez mais os gestores e profissionais de saúde estão despertando para a necessidade da humanização do parto, que contribui diretamente para a redução da mortalidade materna e infantil”, informou José Gomes Temporão. O premio José Galba de Araújo é uma homenagem ao obstetra cearense nascido em 1917 e defensor incansável do parto natural. A família do já falecido médico esteve presente à solenidade que foi bastante concorrida, com a presença, entre outros, da representante da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) do Brasil, Zuleica Portela.

Também estavam presentes ao evento, a gerente de Atenção à Saúde da Mulher, Aline Mariano, e a responsável pelo programa de pré-natal da SES, Isabel Morato. “Com o trabalho desenvolvido na maternidade do hospital Dom Moura a gestante fica mais confiante e segura de que vai ter um parto tranqüilo e feliz”, disse Aline Mariano.

Apesar de também realizar cesarianas, o Dom Moura prioriza o parto normal, disponibilizando mesas especiais para o procedimento horizontal e de cócoras. O hospital se destacou numa série de projetos que vêm sendo aperfeiçoados há alguns anos. Um deles é o Mão Amiga, no qual os profissionais recebem calorosamente as gestantes e as tranqüilizam. Outro é o Renascer, que oferece testes de detecção de DST e Aids, para prevenir a transmissão vertical, quando há contaminação de mãe para filho durante a gestação. Há ainda um mini-cartório no local e todos os bebês já saem da maternidade com a certidão de nascimento.

Com 29 leitos de internamento e contando com o trabalho de pediatras, obstetras, ginecologistas, psicólogos, assistentes sociais, anestesiologistas, enfermeiros e auxiliares, a maternidade oferece ainda apartamentos individuais, sala de espera humanizada e musica ambiente, aparelhos de massagem e também bola e cavalinho, dois equipamentos para as grávidas se exercitarem antes de darem à luz. Todo o processo inclui ainda palestras e orientações sobre o aleitamento materno.

Instituições premiadas: Maternidade do Hospital Regional Dom Moura, de Garanhuns (PE), Hospital Santa Marcelina, de São Paulo (SP), Maternidade Maria Barbosa do Hospital Universitário Clemente de Faria, de Montes Claros (MG), e Maternidade Municipal Lucilla Ballalai, de Londrina (PR).