A última segunda-feira, 29, foi o Dia Mundial de Combate ao AVC - Acidente Vascular Cerebral, conhecido popularmente como “derrame”, uma das maiores causas de morte e de incapacidade adquirida em todo o mundo. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, a doença é responsável por cerca de 10% de todos os casos de óbitos e de internações entre a população adulta. Diante deste quadro, em 2006, a Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com a Federação Mundial de Neurologia, instituiu o dia 29 de outubro como o Dia Mundial de Combate ao AVC, justamente para alertar a população e engajar os profissionais de saúde para os cuidados que devem ser adotados para prevenir a doença, bem como as formas de tratamento.

A Neurologia é uma das 20 especialidades oferecidas na UPAE Garanhuns, e conta com três médicos especialistas: Dr. Gercivan Alves, Dr. Antônio Arlindo e Dr. Adriano Jorge. Pacientes dos 21 municípios da V Regional de Saúde são encaminhados para estes profissionais pela regulação após consultas nos postos de saúde, e verificada pelo médico clínico a necessidade de olhar especializado.  A Neurologia é a especialidade médica que trata dos distúrbios estruturais do sistema nervoso, especificamente, diagnóstico e tratamento.  

Segundo Dr. Adriano Jorge, o AVC pode ocorrer em qualquer idade, com maior probabilidade a partir dos 45 anos. Dos 55 anos em diante, o risco dobra a cada década de vida. A boa notícia é que em 80% dos casos, o AVC pode ser prevenido. “Observam-se fatores de risco como a hipertensão arterial, diabetes, colesterol alto, além de fatores como tabagismo, alcoolismo, sedentarismo e estresse", afirma o médico.

IDENTIFIQUE UMA PESSOA SOFRENDO UM AVC

- Perda súbita de força ou formigamento de um lado do corpo, face e/ou membro superior, inferior;

- Dificuldade súbita de falar ou compreender;

- Perda visual súbita em um ou ambos os olhos;

- Súbita tontura, perda de equilíbrio e/ou de coordenação;

- Dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente.

Em caso de verificados um ou mais dos sintomas, a recomendação do Ministério da Saúde é procurar imediatamente uma unidade de saúde especializada ou ligar para o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), pelo número 192.