A implantação de um novo método no diagnóstico da leishmaniose é um dos assuntos que estão sendo abordados em uma oficina de atualização na doença, promovida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). O encontro, que iniciou na última segunda-feira (23/04) e vai até hoje (25/04 - quarta-feira), no Center Plaza Hotel, em Caruaru, reúne profissionais de aproximadamente 22 municípios da IV Gerência Regional de Saúde.

A oficina de atualização na doença, que início sempre às 8h da manhã, está dividida em duas partes (teórica e prática), com um foco especial na mudança da coleta para o diagnóstico da leishmaniose. Na parte prática, os profissionais irão às periferias da cidade, para encontrar casos suspeitos da doença. A enfermidade (também conhecida como calazar) pode atacar, nos seres humanos, as víceras (principalmente baço e fígado). A leishmaniose é comumente encontrada nos animais domésticos, principalmente nos cães, maior depositário do parasita que causa a doença.

Ao invés de retirar um pedaço do lóbulo da orelha do cachorro, o novo método extrai uma amostra do sangue venoso do animal, para que seja realizada a análise laboratorial. Segundo o coordenador do Programa Estadual de Controle a Leishmaniose, Valdenilson Aguiar, a troca de método dará uma melhor confiabilidade ao exame. “Além disso, com a antiga maneira, eventualmente existia uma perda de material coletado. Agora, esse problema não deverá ocorrer mais”, acrescentou.

No ser humano, de acordo com pesquisas, a leishmaniose pode ser tratada com 95% de chances de cura, se diagnosticada a tempo. A transmissão da leishmaniose para o organismo humano ocorre através do mosquito palha. Ao picar um cachorro com o parasita da leishmaniose, o mosquito transmite a enfermidade ao entrar em contato com o ser humano.

Após o momento de aprendizagem, os profissionais que participaram da oficina de atualização em leishmaniose deverão repassar o conhecimento obtido em seus municípios. Fabricados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o kit para realização da coleta será repassado pelo Ministério da Saúde à SES, que os encaminhará aos municípios. Os exames serão analisados pelo Laboratório Central de Pernambuco (Lacen).

O que:
oficina de atualização em leishmaniose
Quando: de 23 a 25 de abril
Onde: Center Plaza Hotel (Av. Sete de Setembro, 84 - Centro)