A Secretaria Estadual de Saúde (SES) já montou um cronograma de transferência para garantir o tratamento dos pacientes de quimioterapia do HCP.  Desde o último dia 07/02, 114 pacientes ambulatoriais estão sendo transferidos do HCP para outras unidades de saúde no estado, onde terão a continuidade dos seus tratamentos. As instituições são o IMIP, com 60 pacientes, o Hospital Barão de Lucena (HBL), que receberá 35, o Centro de Oncologia de Caruaru (CEOC), com 14, e o Centro de Oncologia Dr Muccine, em Petrolina, com cinco.

“Nosso objetivo é a garantia do tratamento, com todo o suporte necessário, em outras unidades de referência”, afirmou Tiago Feitosa, gerente de Assistência à Saúde da SES. As transferências dependeram de liberação médica. O HCP enviará às unidades toda a documentação, incluindo relatório médico, necessária à remoção desses pacientes, que já tinham dado início ao tratamento, alguns em quimioterapia antineoplástica e outros em terapia hormonal.

Os pacientes que foram absorvidos pelas unidades de Caruaru e Petrolina são pessoas daquela mesma região, o que facilitará o acesso e diminuirá os transtornos com o deslocamento para o Recife.

Ainda esta semana, outros pacientes do HCP poderão ser transferidos para outras unidades de saúde que atendam pelo SUS, o que desafoga o hospital sem prejudicar o atendimento desses usuários. “O trabalho faz parte dos entendimentos já mantidos entre a SES e o Hospital do Câncer”, afirmou Feitosa.