Numa iniciativa inédita e inusitada o Grupo de Trabalho Humanizador do Hospital Otávio de Freitas conseguiu atrair, em abril do ano passado, um público de três mil pessoas ao estacionamento da unidade de saúde para assistir a encenação do drama da Paixão de Cristo. Diante do sucesso, o elenco, formado por funcionários do hospital e moradores da comunidade, já se mobiliza para viabilizar a segunda edição do espetáculo.

Localizada no bairro de Tejipió, com uma área de 87mil m2, o HOF é a maior unidade de saúde em extensão da rede pública o que permite a realização do evento em uma área ao ar livre e isolada da entrada da emergência. “Nosso objetivo inicial foi aproximar a unidade de saúde de sua comunidade. Durante dois meses ensaiamos incansavelmente e, juntos, construímos os cenários e elaboramos o figurino”, ressalta Albertino Neto, coordenador do GTH do Otávio de Freitas. Como fruto desse trabalho de união e força de vontade, o elenco que era formado por 60 pessoas promete contar com o dobro de participantes na apresentação deste ano.

Aumentam também a expectativa de público. Para o segundo ano da encenação, são esperadas cinco mil pessoas. Entre as outras novidades previstas está o aumento de cenários de três para quatro. A exemplo do ano passado, a produção inclui falas gravadas em estúdio, iluminação e segurança garantida para os espectadores com entrada gratuita.

Os dias da apresentação ainda serão definidos pelo GTH. A realização do evento acontece com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde e parcerias com a iniciativa privada que ajudam a concretizar o projeto.

Atividades - Através do Grupo de Trabalho Humanizador (GTH) do Otávio de Freitas, são promovidas periodicamente atividades culturais e sociais dentro da unidade com o objetivo de otimizar a relação entre funcionários e pacientes proporcionando uma melhor qualidade na assistência dada àqueles que procuram o hospital. Entre as ações realizadas estão o Projeto Música é Saúde onde um grupo do GTH percorre, todas as terças-feiras, diversos setores levando conforto e alegria aos internos através da música. É também dentro deste projeto que acontece a apresentação de teatro de marionetes para as crianças internadas na pediatria. Uma outra ação é a Feira de Talentos onde o hospital abre as portas para funcionários e a comunidade mostrarem seus talentos através de trabalhos artesanais. A feira acontece uma vez por mês no pátio externo da unidade.