A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada (UPAE) de Petrolina (PE) está realizando treinamento com a equipe de enfermagem sobre a importância do preparo e  administração dos medicamentos. O objetivo é capacitar os profissionais para assegurar a segurança do paciente. O Plano estabelece estratégias e ações de gestão de risco para a identificação do paciente, a higiene das mãos, cuidados com a prescrição, prevenção de quedas, úlceras por pressão, entre outros.
 
"Este mês estamos reforçando a importância do preparo e  administração dos medicamentos em todos os setores da UPA, visto que esse processo envolve a equipe de enfermagem, que requer conhecimentos de farmacologia relacionados ao tipo da droga, mecanismos de ação, excreção, atuação nos sistemas orgânicos e métodos de administração", ressalta a enfermeira gerente do Núcleo de Educação Permanente da UPAE, Martapolyana Torres.
 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) institui ações para a promoção da segurança do paciente e a melhoria da qualidade nos serviços de saúde, sendo estruturado o  Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) para  desenvolver um Plano de Segurança do Paciente (PSP) com elaboração de protocolos, capacitação, suporte à implementação de práticas seguras nos hospitais e a criação de um sistema de notificação de eventos adverso norteará a melhoria contínua dos processos de cuidado de gestão de risco e a garantia das boas práticas de funcionamento do serviço de saúde.
 
"Capacitamos a equipe e ressaltamos a importância dos nove "certos" da administração de medicamentos que são: Medicação certa ,Paciente certo, Dose certa,  Via certa, Horário certo, Registro certo,  Ação certa, Forma farmacêutica certa e Resposta certa, bem como a implementação de etiquetas na identificação de soro, acesso venoso e equipo", pontua a enfermeira.