Desde a sua criação em 1993, a Comissão Intergestores Bipartite Estadual de Pernambuco (CIB/PE) possibilita a articulação, negociação e pactuação entre os gestores municipais e estaduais, sempre com o compromisso de avançar numa política de saúde voltada para a população, buscando consolidar e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) em Pernambuco.

A CIB-PE é um órgão de caráter permanente, formada  por representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e por representantes do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS/PE).

A partir de dezembro de 2019, este colegiado passará a ser transmitido por videoconferência alcançando todas as 12 Regionais de Saúde do Estado de Pernambuco.

Todos os temas discutidos nas plenárias são, antecipadamente, analisados e fundamentados pela Câmara Técnica, formada por membros de composição bipartite, que dão subsídios técnicos às decisões dos gestores da CIB.