Link para o Portal do Governo do Estado de Pernambuco PortalPE - Rádio SEI PortalPE - Serviços Online PortalPE - Últimas Notícias PortalPE - Programas do Governo PortalPE - Secretarias do Estado PortalPE - Perfil do Gorvenador PortalPE - História de Pernambuco

Busca Rápida

SES realiza teste rápido de Hepatite no metrô

Público-alvo é o da faixa etária entre 30 e 70 anos. Por dia, serão mil exames

Só em 2012, Pernambuco já confirmou 81 casos de hepatite C, enquanto que durante todo o ano de 2011 foram 303 ocorrências. A doença provoca inflamação no fígado e, na fase inicial, pode ser assintomática, porém pode evoluir para um câncer de fígado ou cirrose, muitas vezes sendo necessário o transplante do órgão. Para explicar a população sobre a doença, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) está na Estação Central de Metrô, no bairro de São José, a partir das 9h desta quarta (25/07), fazendo teste rápido da doença. A mobilização continua até a sexta (27/07), além das próximas segunda (30/07) e terça-feira (31/07), sempre das 7h às 19h. Por dia, mil testes serão disponibilizados para o público adulto entre 30 e 70 anos.

“A hepatite B é a mais comum, contudo 90% dos casos são curáveis. No caso da hepatite C, cerca de 90% dos pacientes cronificam”, afirma a coordenadora estadual de Hepatites Virais, Adriana Cavalcanti. No caso da primeira, os postos de saúde disponibilizam vacina para o público entre 0 e 29 anos. Para adultos, a vacina é indicada para os grupos de risco, como trabalhadores de saúde, população LGBT, manicures, pedicures, podólogos, entre outros. A hepatite C ainda não possui vacina.

Segundo Adriana Cacalvanti, ambos os tipos de hepatite podem ser assintomáticas e demorar anos para causar dados aparentes à saúde. A do tipo B tem contágio pela relação sexual sem preservativos, pelo sangue ou é passada da mão para o filho (congênita). Já a hepatite C é prioritariamente transmitida pelo contato com sangue contaminado, vias sexuais e transmissão vertical (da mãe para o bebê). Nos casos crônicos, que totalizam entre 85% a 90% dos casos, o quadro pode evoluir para cirrose e câncer de fígado.

HEPATITE B – A doença pode ou não ser sintomática. Quando presentes, os sintomas variam: mal-estar, cefaléia (dor de cabeça), febre baixa, falta de apetite, cansaço, fadiga, dor nas articulações, náuseas, vômitos, prurido (coceira), desconforto abdominal na região do fígado, aversão a alguns alimentos e cigarro. A icterícia geralmente inicia-se quando a febre desaparece e pode ser precedida por colúria (urina escura) e hipocolia fecal (descoloração das fezes).

HEPATITE C – Na fase aguda, os sintomas são raros. Quando presentes, os sintomas são inespecíficos. O quadro crônico pode evoluir para cirrose e carcinoma de fígado.

TRATAMENTO – Em Pernambuco, os pacientes com hepatites virais podem ser tratados no: Hospital Otávio de Freitas (HOF), Hospital Barão de Lucena (HBL), Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), Hospital das Clínicas (HC), Instituto do Fígado de Pernambuco (IFP), Hospital dos Servidores do Estado, Lactário Amélio de Pontes (Caruaru), Espaço Vida (Petrolina) e Hospital de Ensino da Univasf (Petrolina).