A Secretaria Estadual de Saúde (SES), em parceria com a Fundação da Criança e do Adolescente de Pernambuco (Fundac), promoveu, no último dia 15/01, uma reunião para discutir e implantar dois programas de reforços nutritivos para as crianças internadas nas unidades da Fundac. As ações consistem em fornecer uma dose de Sulfato Ferroso às crianças de 0 a 24 meses que estiverem com anemia e uma outra de Vitamina A aos pequenos de 6 meses a 5 anos com hipo-vitaminose.

“A expectativa é reforçar a saúde nutritiva de todas as crianças menores de cinco anos de idade, internadas nos locais socioprotetivos da Fundação. As ações deverão ser iniciadas a partir da próxima semana, na Casa de Carolina, que atualmente possui 66 crianças ligadas a Fundac”, afirmou Rijane Barros, coordenadora da Área Técnica de Alimentação e Nutrição da SES. Em um segundo momento, a SES espera expandir os trabalhos para a Comunidade Rodolfo Aureliano, no Engenho do Meio, e posteriormente ao Centro de Atendimento a Crianças de Garanhuns. Para isso, técnicos da SES serão responsáveis por treinar os médicos e nutricionistas da Fundac sobre como manipular essas doses.

O trabalho faz parte do Programa Nacional de Suplementação de Ferro e do Programa Nacional de vitamina A, que juntos abordam dois dos cinco maiores problemas em prevalência nutricionais do País: anemia e hipo-vitaminose A. Desnutrição, obesidade e carência de iodo são as outras doenças que fazem parte do conjunto de problemas nutricionais.
Além de profissionais da SES e da própria Fundac, diversos representantes da Secretaria de Saúde do Recife também participaram da reunião.

Doenças – A falta de Ferro no organismo pode causar anemia nas crianças menores de cinco anos, um dos grupos mais vulneráveis a doença. A anemia tem como sintomas palidez, cansaço, falta de apetite, entre outros. Para prevenir o aparecimento da doença, o ideal é que a criança consuma alimentos ricos em Ferro (couve, espinafre, fava ou feijão) e vitamina C (o que irá aumentar a absorção do Ferro no organismo).

A vitamina A também é importante para o organismo humano, porque minimiza a gravidade de infecções (diarréia, sarampo ou doenças respiratórias) e ajuda no bom funcionamento dos olhos, além de auxiliar no processo de crescimento da criança. É importante, para a prevenção da doença, o consumo de frutas e verduras verdes e amarelas, que concentram uma boa quantidade
de Vitamina A.