Profissionais, gestores e militantes da área da saúde têm um importante encontro a marcar presença no próximo mês de maio. Acontecerá, de 21 a 24 do mês, no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE), a 9ª Conferência Estadual de Saúde (CES). Com o tema 'Saúde não é favor. É direito! Pernambuco em defesa do SUS. Democracia para garantir as conquistas com participação popular', a programação faz parte da agenda da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e do Controle Social do Sistema Único de Saúde (SUS), além de ser etapa da 16ª Conferência Nacional de Saúde.

A 9ª CES reunirá diversos representantes dos segmentos dos usuários, trabalhadores e gestores/prestadores do SUS para elaboração e discussão, por meio de grupos de trabalho, de propostas para as políticas públicas em saúde. As atividades ocorrerão em quatro etapas macrorregionais, sediadas nos municípios de Serra Talhada e Petrolina, no Sertão do Estado, Garanhuns, no Agreste pernambucano e Olinda, no Grande Recife, além da etapa estadual, que também acontecerá em Olinda.  

DIVULGAÇÃO - Com a proposta de ampliar a construção do debate para fortalecimento da Saúde Pública, do SUS e da Política Estadual de Saúde, a 9ª CES desenvolveu e articulou estratégias de mobilização e divulgação das atividades preparatórias para a agenda do evento. 

Uma das atividades pré-Conferência é o Seminário Preparatório para a 9ªCES. O encontro acontecerá no dia 21 de março, a partir das 13h30, no auditório da SES, no Bongi. Com transmissão por videoconferência para todas as Gerências Regionais de Saúde de Pernambuco (GERES), o encontro tem como proposta fomentar e democratizar o debate sobre o tema da 9ª Conferência. Na pauta do encontro, exposição sobre o cenário das políticas públicas na perspectiva neoliberal mundial; os reflexos do subfinanciamento da saúde; e a apresentação de um panorama dos movimentos sociais e do controle social em defesa do SUS. O seminário contará com participação dos pesquisadores Pedro Miguel (CES/FioCruz-PE), Adriana Falângola (UFPE) e Itamar Lages (UPE). 

Outra iniciativa é o Concurso Cultural Saúde Pública nas Escolas Estaduais. Desenvolvido em parceria pela Secretaria Estadual de Saúde, Conselho Estadual de Saúde e Secretaria Estadual de Educação, a atividade estimula a produção de desenhos, fotografias e/ou vídeos entre os alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio (incluindo o projeto Travessia e a modalidade EJA) para a promoção do debate e reflexão sobre a saúde enquanto direito universal e do Sistema Único de Saúde (SUS) como conquista da sociedade brasileira. 

Para participar, as escolas interessadas precisam encaminhar os trabalhos produzidos pelos estudantes, no período de 18 de março a 23 de abril de 2019, preenchendo a FICHA DE INSCRIÇÃO no disponível site do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (www.ces.saude.pe.gov.br).

 

Cronograma das Etapas Macrorregionais: 

1ª etapa - III Macrorregional | Sede: Serra Talhada

Período: 16 e 17 de abril de 2019

2ª etapa - I Macrorregional | Sede: Olinda

Período: 23 e 24 de abril de 2019

3ª etapa - IV Macrorregional | Sede: Petrolina

Período: 27 de abril de 2019

4ª etapa - II Macrorregional | Sede: Garanhuns

Período: 07 e 08 de maio de 2019