De janeiro a junho deste ano, o Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox-PE) recebeu 6.542 chamadas, número 6,5% maior que o primeiro semestre de 2018, quando o serviço realizou 6.139 atendimentos. Do número total de atendimentos no primeiro semestre deste ano, 2.497 foram casos confirmados de envenenamento, 6% acima do notificado no mesmo período do ano passado, quando foramregistrados 2.298 casos. As demandas mais recebidas pelo serviço, por meio do número gratuito 0800.722.6001, foram as intoxicações por ingestão demedicamentos, com 740 ocorrências, quantitativo 21% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, com 612 casos.

Nos seis primeiros meses deste ano, foram registrados 586 casos com escorpiões, diminuição de 13% em relação ao mesmoperíodo em 2018, quando foram registrados 679 ocorrências; e 454 acidentes com serpentes, 40% a mais que no mesmo período do ano anterior, com 323 casos. A Central registrou, ainda, 156 casos por contato com agrotóxico. Em 2018, 174 pessoas ligaram para o serviço em busca de orientação para quadros de intoxicação após contato com agrotóxicos. Este ano, nos seis primeiros meses, foram registrados 47 ocorrências com o agente popularmente conhecido como "chumbinho", usado clandestinamente como raticida. No mesmo período de 2018, foram 84 casos. 

“Em casos de envenenamento, tanto por animais peçonhentos quanto por outros agentes, é primordial a brevidade na busca por atendimento médico de urgência. O profissional de saúde irá avaliar o quadro do paciente e definir a gravidade, alguns evoluem com sequelas ou podem até evoluir para óbito. O familiar ou o próprio paciente pode entrar em contato com o Ceatox para buscar a informação correta sobre o que fazer e qual o serviço de saúde mais próximo de sua casa”, afirma a gerente do Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox), Lucineide Porto.

“Acontecendo a picada do escorpião, o indicado é lavar a área com água e sabão e procurar uma unidade de saúde. O soro contra veneno é indicado prioritariamente nos casos moderados egraves que podem acontecer em crianças de até 12 anos com risco de morte, sendo importante a análise médica para o uso. Emcaso de serpentes, o paciente deve buscar atendimento nos unidades de referência, que estão presentes em todas as Geres de Pernambuco. Uma observação importante é manter o local da picada em repouso e não fazer uso de qualquer medicação sem prescrição médica”, completa a gerente do Ceatox.

A gravidade do acidente depende, principalmente, do agente tóxico envolvido e da idade do paciente. Em alguns casos, a pessoa pode vir a óbito. No primeiro semestre deste ano foram notificados 2 óbitos envolvendo serpentes e 20 mortes por intoxicação medicamentosa e agrotóxicos. No mesmo período de 2018, foi registrado 1 óbito envolvendo acidente com animal peçonhento (serpente) e 41 mortes envolvendo outros agentes químicos.

O trabalho realizado pelo Ceatox é o de auxiliar os profissionais de saúde na conduta com pacientes que tiveram algum acidente com animais peçonhentos ou intoxicaçõe sexógenas. A central telefônica atua também no atendimento da população para tirar dúvidas em casos de acidentes. O serviço funciona 24 horas por dia.

FAIXA ETÁRIA

As crianças e os idosos são considerados os públicos mais vulneráveis em casos de intoxicação, pois são eles que têm mais possibilidade de agravamento do quadro clínico. Em2019, nos acidentes envolvendo animais peçonhentos, 203 casos foram em criançasna faixa etária de 5 a 9 anos, e outros 155 registros envolveram crianças entre 1 e 4 anos, grupo de maior potencial de gravidade.  Já em relação aos acidentes envolvendo serpentes, o cenário muda. O maior quantitativo de acidentes compreende a faixa etária entre 20 e 29 anos, com 79 casos no primeiro semestre deste ano, seguido de 65 atendimentos na faixa de 40 a 49 anos.

Nos idosos, o balanço do primeiro semestre de 2019 aponta que, quanto maior a faixa etária, menor o número de casos. Os acidentes envolvendo escorpião, nas faixas etárias de 60 a 69 anos e de 70 a 79 anos, foram de 16 e 19 casos, respectivamente. Já os acidentes que envolvem a presença de serpentes, o número foi de 25 casos na faixa de 60 a 69 anos e 12 ocorrências envolvendo pessoas com idades entre 70 e 79 anos.

CUIDADOS

Para evitar as ocorrências, a população precisa estar atenta com a concentração de entulhos e lixo próximo a residência, tapar buracos e frestas existentes, limpar constantemente ralos de banheiros, além de evitar a presença de baratas e outros insetos, principais presas do escorpião. Se a população observar presença do animal nas residências, é necessário entrar com contato com a vigilância ambiental do município e solicitar uma visita ao imóvel.

Também é preciso estar atento ao “chumbinho”, produto clandestino usado irregularmente como raticida. A substância pode causar problemas nos sistemas nervoso, respiratório, cardiovascular e digestivo. Depois da ingestão, a pessoa pode apresentar diminuição dos batimentos cardíacos, dor abdominal, distúrbios neurológicos e dificuldade de respirar. O produto pode contaminar a pessoa no simples contato com a pele ou respiração. Dependendo da quantidade ingerida, pode levar à morte.

ONDE PROCURAR AJUDA

ESCORPIÃO - Ocorrendo o acidente, a indicação é lavar o local atingido apenas com água e sabão. Se a vítima for uma criança de até 12 anos, deve ser levado com urgência ao hospital para avaliação medida e possível indicação do uso do anti veneno específico. Vale ressaltarque menores picados por escorpiões obrigatoriamente não necessitam tomar o soro específico, o que será decidido pela equipe médica do caso.

No Grande Recife, o soro antiescorpiônico está disponível no Hospital da Restauração, Hospital Jaboatão Prazeres (Jaboatão dos Guararapes) e Hospital João Murilo (Vitória de Santo Antão). No restante do Estado, o soro está disponível em todos os hospitais regionais de Pernambuco. 

SERPENTES - Em caso de picada, também é importante lavar o local atingido com água e sabão. Em seguida, ir até umaunidade que tenha o soro contra o veneno. No Estado, o antídoto édisponibilizado no Recife (Hospital da Restauração), Caruaru (Hospital MestreVitalino), Arcoverde (Hospital Ruy de Barros Correia), Serra Talhada (HospitalProf. Agamenon Magalhães), Salgueiro (Hospital Inácio de Sá), Ouricuri(Hospital Fernando Bezerra) e Petrolina (Hospital Universitário).