No mês que é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) promove o 5º Encontro Estadual de Saúde da População Negra e o 2º Encontro com Comunidades Quilombolas, Gestores, Profissionais de Saúde e Controle Social - movimento negro, comunidades de terreiros e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento será nesta quarta-feira (30.11) no município de Gravatá, no agreste pernambucano, das 8h às 13h e das 14h às 17h. Entre os principais objetivos está fortalecer a articulação do Estado junto às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), priorizando municípios que tenham comunidades quilombolas em seus territórios a fim de que sejam atualizadas as informações de saúde desses locais. Atualmente, Pernambuco possui 137 comunidades quilombolas reconhecidas pela Fundação Cultural Palmares, todas distribuídas em 51 municípios.

"O intuito é sempre promover melhores condições de atenção e cuidado da saúde da população afrodescendente, além de estreitar o diálogo com profissionais da saúde e ativistas sociais envolvidos nos movimentos. O encontro permitirá refletir acerca das necessidades da população quilombola, especificamente, além de identificar mecanismos de intervenção para mudanças, tudo na perspectiva da implementação das políticas públicas destinadas à população negra com ênfase nesse público", comentou a coordenadora de Atenção à Saúde da População Negra da SES, Miranete Arruda.

Os encontros também permitirão informar e atualizar informações sobre a doença falciforme, considerada a doença genética mais frequente do mundo, as linhas de cuidado e o processo de regionalização da assistência. Desde 2011 o diagnóstico da doença falciforme faz parte dos exames do pré-natal na Rede Cegonha. Quando o diagnóstico é positivo para a doença falciforme, as gestantes devem ser encaminhadas ao pré-natal de alto-risco.