Na manhã desta segunda-feira (30.12), servidores do Hospital da Restauração (HR) deram um abraço simbólico na unidade para celebrar seus 50 anos de funcionamento. O jubileu de ouro foi celebrado ao som da orquestra Henrique Dias, de Olinda, que colocou todos para cair no frevo.

Fundado em 1969 e símbolo da Restauração da Saúde Pública de Pernambuco, aliando a assistência ao ensino, o HR é a maior unidade da rede de saúde pública de Pernambuco. Nos nove pavimentos desse gigante, localizado numa das principais artérias do Recife, circulam, diariamente, 4 mil pessoas, entre pacientes, acompanhantes e funcionários. Por mês, são mais de 156 mil consultas, 1.350 cirurgias e 5,5 mil atendimentos de urgência.

O HR possui 830 leitos registrados no Ministério da Saúde para atender a demanda que lhe é submetida. Desde junho de 2010, a antiga Emergência Geral foi desmembrada em três emergências com entradas e espaços independentes: Emergência Pediátrica, Emergência Traumatológica e Emergência Clínica. No HR, está também o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ-HR), referência nacional.