O Hospital Agamenon Magalhães (HAM) sediou, no último mês, a II Jornada da Residência de Enfermagem da unidade, localizada no Recife. O encontro, organizado pela residência de enfermagem do hospital, com apoio da Universidade de Pernambuco (UPE), aconteceu nos dias 19 e 20 de novembro, com programação baseada no tema 'O paciente como protagonista do cuidado'.

As atividades reuniram profissionais de várias unidades de saúde, a exemplo do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) e Maternidade Professor Barros Lima, gerida pela Prefeitura do Recife, além de servidores e funcionários do próprio Agamenon Magalhães. Os participantes puderam conferir na programação mesas-redondas, palestras, relatos de experiências exitosas e oficinas diversas. Houve, ainda, apresentação de trabalhos científicos aprovados pela comissão organizadora. 

No primeiro dia de atividades, o público conferiu, além da palestra de abertura, 'O paciente como protagonista do cuidado', ministrada pela enfermeira Maria Inês Bezerra de Melo, doutora e mestre em Saúde Materno Infantil, a palestra 'Educação em Saúde e Educação Popular como estratégia do protagonismo do cuidado' e a mesa-redonda 'O protagonismo do paciente na terceira idade e o papel da interdisciplinaridade'. O dia encerrrou com as oficinas temáticas. 

O segundo dia de Jornada começou com a mesa-redonda 'O paciente cardiopata como protagonista do cuidado', seguida da palestra 'Autonomia e protagonismo da mulher no trabalho de parto', ministrada pela enfermeira Luiziane Souza Vasconcelos de Lima, mestre em Saúde da Criança e do Adolescente, Obstetrícia e Saúde da Família e preceptora da Residência de Enfermagem Obstétrica da Prefeitura Municipal de Recife. Na parte da tarde, houve apresentação dos trabalhos cientifícos e encerramento do encontro com talk show ministrado pelo enfermeiro André Gustavo Ferreira Rodrigues.