A Secretaria Estadual de Saúde (SES) deu início nesta terça-feira (18.07) ao projeto Gestão para Educação Permanente dos Profissionais da Rede Atenção às Urgências. O evento é voltado para profissionais da rede de urgência e emergência dos 53 municípios que compõem a IV e V Gerência Regional de Saúde (Geres). A primeira fase da iniciativa ocorre até a quinta-feira (20.07) no Centro Acadêmico Agreste /UFPE – Polo Caruaru. A secretaria executiva de Atenção à Saúde, Cristina Mota, participou da abertura das atividades.

O objetivo da iniciativa é qualificar os profissionais a partir da organização das linhas de cuidado prioritárias, visando à melhoria dos resultados assistenciais e a garantia dos direitos humanos e sociais nos serviços. “O projeto tem por intenção permitir que os participantes exerçam um protagonismo na construção coletiva do conhecimento, contribuindo com suas experiências e viabilizando uma potencial transformação da realidade dos serviços”, ressalta a secretária executiva Cristina Mota.

A qualificação, dividida em cinco etapas, é voltada para profissionais da Atenção Primária, UPA, Samu, Componentes Hospitalares de Urgência, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Força Nacional do SUS, Níveis centrais de gestão em urgências (secretarias municipais de Saúde e SES), Regulação e Atenção Domiciliar. O projeto é uma parceria da SES com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e o Ministério da Saúde (MS) no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).