A Secretaria Estadual de Saúde (SES) promove, a partir desta terça-feira (27/05), a III Oficina para Implantação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, no Cefospe, localizado no bairro da Boa Vista. Parceria entre a Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (CSANS) e a Gerência de Saúde da Criança e do Adolescente, a oficina busca incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento, que segue até a sexta-feira (30/05), é voltado para médicos, nutricionistas e enfermeiros dos municípios do Recife, Jaboatão dos Guararapes e São Lourenço da Mata.
 
“A ação está focada na qualificação do processo de trabalho dos profissionais da atenção primária, resultando no fortalecimento das ações de promoção da alimentação saudável para as crianças. Espera-se que essa ação gere impactos positivos, como o aumento da prevalência do aleitamento materno e a melhora dos indicadores de alimentação e nutrição em crianças nessa idade”, afirma a coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional, Rijane Barros.
 
Inserida na Rede Cegonha, a nova estratégia é resultado da união das ações da Rede Amamenta Brasil e a Estratégia Nacional de Promoção da Alimentação Complementar Saudável (ENPACS), que surgiu de demandas dos próprios profissionais nos Estados e municípios em trabalhar, ao mesmo tempo, aleitamento materno e a alimentação complementar, já que as duas estratégias previam ações correlatas e atingiam o mesmo público alvo: profissionais de unidades básicas de saúde, mães, crianças e suas famílias.
 
Segundo o Ministério da Saúde, as práticas alimentares inadequadas nos primeiros anos de vida estão intimamente relacionadas à morbimortalidade de crianças, representada por doenças infecciosas, afecções respiratórias, cárie dental, desnutrição, excesso de peso e carências específicas de micronutrientes como ferro, zinco e vitamina A. Atualmente, no Brasil, 50% das crianças menores de dois anos apresentam anemia por deficiência de ferro e 20% apresentam hipovitaminose A, problemas decorrentes da alimentação inadequada. Estima-se que ações de promoção aleitamento materno e ações de promoção da alimentação complementar sejam capazes de diminuir, respectivamente, em até 13% e 6%, a ocorrência de mortes em crianças menores de 5 anos em todo o mundo.
Conteúdo Relacionado