O Ceatox promoveu, nos dias 6 e 7 de dezembro, um treinamento sobre Diagnóstico e tratamento de acidentes com animais peçonhentos, voltado aos profissionais de saúde que atuam na rede assistência de Ouricuri e Serra Talhada. O objetivo é otimizar o atendimento das vítimas de picada de cobra nessas regiões , evitando que o paciente precise se deslocar para o Recife ou outras cidades de referência. 
 
Atualmente, as unidades de saúde que dispõem de assistência especializada são o Hospital da Restauração (HR), no Recife; Mestre Vitalino, em Caruaru; Hospital Regional Ruy de Barros, em Arcoverde; e Hospital Regional Inácio de Sá, em Salgueiro. Com a capacitação, Serra Talhada e Ouricuri também farão. "Com a ampliação dos serviços de assistência, podemos evitar o agravamento dos pacientes e casos de óbitos", explica a coordenadora do Ceatox, Lucineide Porto.
 
Na terça (06.12), o treinamento aconteceu das 8h às 12h, na sala de reuniões da IX Gerência Regional de Saúde (Geres), em Ouricuri. Já na quarta-feira (07.12), o local escolhido foi o Auditório do Hospital Agamenon Magalhães, em Serra Talhada. Em ambas as localidades foram abordadas a epidemiologia dos casos de acidentes com animais peçonhentos no Estado e o diagnóstico e tratamento das vítimas por serpentes. 
 
Números - Neste ano, já foram registrados  3.900 casos de intoxicação e acidentes com animais peçonhentos. As picadas de escorpião aparecem em primeiro lugar, com 960 casos (25%). Em segundo lugar aparecem as intoxicações por medicamentos, com 839 casos (21%); e por último, as picadas de serpentes, com 417 casos (11%).