Já consolidado no calendário anual de profissionais farmacêuticos, estudantes de farmácia, gestores e usuários de medicamentos do SUS, o IX Encontro Pernambucano de Assistência Farmacêutica  está sendo realizado nesta terça e quarta-feira (11 e 12/11), no Centro de Convenções, com a expectativa de reunir cerca de mil participantes de Pernambuco e outros Estados.

Promovido simultaneamente com o IV Encontro dos Usuários das Farmácias de Pernambuco, o evento se destaca neste ano pela ampliação da participação dos usuários e do controle social. A proposta é fomentar a discussão sobre o quadro atual da assistência farmacêutica, de maneira que seja possível formular propostas que mirem a consolidação e a expansão dos direitos desse seguimento dentro do universo do SUS.

O evento também terá a Mostra de Trabalhos Científicos, que este ano contará com 160 participantes, entre professores, pesquisadores e estudantes. "Este será um momento importante para estimular os profissionais a levarem as experiências bem sucedidas aos seus locais de trabalho", explica a coordenadora da Comissão Científica, Amanda Figueiredo.

Entre as atividades científicas, aparecem com destaque o curso sobre Prescrição Farmacêutica, que será ministrado pelo ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Raposo; e outro sobre Atuação do Farmacêutico nos Serviços de Oncologia, que será ministrado por Ludmila Bomeny, do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Também merece atenção o debate sobre As regras para incorporação de novos medicamentos no SUS, que será abordado pela assessora técnica da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), Izamara Torres. A reivindicação pela incorporação de novas tecnologias na área da oncologia é a principal causa de judicialização na assistência farmacêutica em Pernambuco, gerando transtornos e gastos sem a possibilidade de avaliação criteriosa do tratamento e transtornos para os pacientes, que já abalados pela complexidade da doença tem que recorrer a justiça para ter acesso a medicamentos.

Conteúdo Relacionado