Um dos compromissos firmados pelo novo secretário estadual de Saúde, André Longo, está a qualificação da assistência farmacêutica em Pernambuco. Entre as estratégias, está a atualização dos profissionais que atuam na área. Periodicamente, a Gerência de Assistência Farmacêutica da Secretaria Estadual de Saúde (SES) promove ciclo de palestras com profissionais do Estado e, para começar as atividades de 2019, reúne encontro no próximo dia 25.01 para abordar o tema “Assistência Farmacêutica: da teoria a prática”. O evento, a partir das 8h, será no auditório da SES, no bairro do Bongi. Interessados em participar podem se inscrever no endereço: www.farmacia.pe.gov.br. Ao todo, há 150 vagas disponíveis.

Na programação, estão os seguintes temas: “Gestão hospitalar na área pública”, que será explanado pelo ex-diretor da Farmácia do Estado, José Arimatea Rocha Filho; “Atuação do farmacêutico na área de farmácia estética”, pela farmacêutica e representante do Conselho Regional de Farmácia, Fabiana Tolêdo Velloso; e “Atuação clínica do farmacêutico na farmácia clínica”, que será exposto pelo farmacêutico Dyego Carlos Souza Anacleto de Araújo.

“Nos últimos anos, implantamos um novo modelo de gestão e melhoria da assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Pernambuco e esta iniciativa de reunir os profissionais da área para discussão dos temas é uma continuidade desse processo. Os profissionais que irão participar desse encontro dominam o conhecimento da realidade da prática farmacêutica e pretendem socializar esse conhecimento com os profissionais que estão na ponta”, destacou o diretor geral de Assistência Farmacêutica da SES, Mário Moreira.

A Farmácia de Pernambuco disponibiliza, gratuitamente, medicamentos especializados, normalmente de uso contínuo e de alto custo, para a população pernambucana. Os insumos são usados no tratamento de doenças crônicas e raras, e dispensados em farmácias específicas para este fim. Por representarem custo elevado, sua dispensa obedece a regras e critérios específicos.

Atualmente, a Farmácia possui 56 mil usuários cadastrados, um aumento de 460% em relação a 2010, quando 10 mil pessoas eram beneficiadas. Mensalmente, a Farmácia recebe cerca de 1,5 mil novos pacientes. Em seu rol de medicamentos, a Farmácia conta com 386 insumos, destes, 232 são adquiridos pelo Estado de Pernambuco. Entre 2010 e 2017 também houve a ampliação do número de unidades da Farmácia, de 1 para 39, entre serviços próprios espalhados por diversas regiões do Estado e farmácias funcionando dentro de hospitais e clínicas, além das parcerias com os municípios.