O Banco de Leite Materno do Hospital Dom Malan (Biama/HDM) está, no momento, com o seu estoque zerado. Por isso, a unidade materno-infantil, que faz parte da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC/Unicef) e apoia a amamentação exclusiva, faz um apelo à toda população para que as mamães que tiverem leite em abundância e estejam gozando de boa saúde possam doar o alimento essencial para recém-nascidos e prematuros.
 
Para doar, é muito simples. Basta preencher os requisitos, como: estar amamentando; ser saudável; não usar álcool ou outras drogas; não fumar e não usar medicamentos incompatíveis com a amamentação. Estando apta, a doadora pode entrar em contato com o Biama, pelo telefone (87) 3202.7002, de domingo a domingo, incluindo feriados, das 7 às 18h. A equipe do Biama vai à casa da doadora, faz todos os esclarecimentos e entrega o kit para doação, que inclui luvas, máscara e vidros esterilizados.
 
Duas vezes por semana, o carro do HDM faz a coleta na casa das mães doadoras. “Essa mãe também pode se dirigir ao Biama para fazer a ordenha e obter maiores informações, se for o seu desejo”, informa a enfermeira gerente do Banco, Yany Cruz.
 
O Biama do HDM de Petrolina atende por mês cerca de 50 crianças, entre recém-nascidos prematuros ou de baixo peso, recém-nascido infectado, recém-nascido com imunodeficiência e recém-nascido com alergia a proteína do leite de vaca. Para isso, necessita de, no mínimo, 40 litros de leite mensais. “Geralmente, a gente fecha o mês com 30 litros, mas em meses atípicos como esse, quando a maioria das pessoas estão de férias, as doações caem bastante. Só estamos conseguindo liberar de 2 a 3 litros por semana”, revela a profissional.
 
Em 2016, foram arrecadados 352 litros de leite humano e em 2017, somente 345 litros. O ideal seriam 480 litros. “E para aumentar esse baixo estoque, só contando com a sensibilização das mamães de Petrolina e região”, constata Yany.
 
Além da receptação e distribuição do leite humano, o Biama também trabalha com consultas de amamentação, palestras e ações que promovem, protegem e apoiam o aleitamento materno.