Amanda Jordão, 26 anos, mãe do pequeno Théo Henrique, de 1 ano, esteve entre o público que se encantou com a encenação sobre o nascimento do menino Jesus, contada pelos Doutores da Alegria, na manhã desta segunda-feira (11/12), no Hospital Barão de Lucena (HBL), zona Oeste do Recife.  A versão dos palhaços para o Auto de Natal inclui, Maria, José, e também um burrinho empacado, e até três “Reis Magros”, que dão presentes muito especiais ao recém-nascido.

O espetáculo foi encenado no HBL pelo elenco pernambucano e nesta terça-feira (12/11) será a vez dos palhaços visitarem o Hospital Universitário Oswaldo Cruz. No dia 13, o Hospital da Restauração (HR); e, no dia 14, a sessão será no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip). As apresentações começam sempre às 10h e a encenação tem a duração média de 45 minutos. Na peça, que traz muitas referências ao pastoril, depois de percorrer um longo caminho com José, interpretado por Dr. Dud Grud, Maria precisa da ajuda de um médico “besteirologista”  no momento do parto. Mas a especialidade dos besteirologistas é principalmente o riso frouxo. 

"Hoje tivemos uma consulta médica com o dermatologista para meu filho e fui convidada a assistir o espetáculo. Quando ele nasceu, ficou internado aqui dez dias, por isso posso dizer da importância de momentos lúdicos como este, que fazem toda a diferença para quem está passando por momentos difícies", disse Amanda Jordão ao lado do filho, Théo. 

Apresentações abertas ao público - Além das sessões nos hospitais, os Doutores da Alegria vão encenar o Auto de Natal também para o público em geral. No dia 7 de dezembro, às 16h, a apresentação será no Centro Cultural Correios, no Bairro do Recife. Alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Porto Digital estarão na plateia. A entrada é gratuita. A última apresentação do Auto de Natal será no dia 15 de dezembro, às 10h, no Teatro Barreto Júnior, no Pina. Alunos de creches e escolas municipais do bairro vão assistir à apresentação, aberta ao público em geral.