O Banco de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno (Biama) do Hospital Dom Malan/Imip, em Petrolina, iniciou na última sexta-feira (19.05) uma campanha de doação de leite com o objetivo de melhorar o estoque, que está abaixo do ideal. A ação faz parte do Dia Mundial de Doação de Leite Humano e inclui a entrega de certificados às mães doadoras, como forma de agradecimento e homenagem pelo gesto de amor que pode salvar vidas; além de um trabalho de sensibilização sobre a importância da amamentação.

Terceiro a ser implantado em Pernambuco, o Biama já existe há 22 anos e busca suprir a necessidade das crianças prematuras e dos recém-nascidos internos na neonatologia do Hospital Dom Malan, que é referência para mais de 50 municípios da Rede de Saúde Pernambuco-Bahia (PEBA). Para atender a toda essa demanda o banco precisa de, em média, 40 litros mensais.

“Atualmente nós temos 10 litros em estoque, que são suficientes apenas para 10 dias. Registramos uma queda nas doações no mês de abril e agora em maio contabilizamos, até o momento, a coleta de apenas 16 litros. A nossa realidade não é diferente dos demais bancos de leite do Brasil e essa campanha vem em boa hora”, informa a enfermeira-gerente do Biama, Yany Cruz.

O Banco de Leite do HDM está contando com 10 doadoras externas e 10 internas, e foram essas mulheres que receberam o certificado alusivo à data. “É uma maneira simples de retribuirmos a solidariedade dessas mamães que, além de amamentar os seus filhos, conseguem doar um pouquinho de amor em forma de alimento”, explica a coordenadora médica do Biama, Flávia Helena Cavalcanti.

Mas, apesar de toda a dedicação dessas doadoras, o estoque gerado não é suficiente. “Nós precisamos de mais mamães e é muito simples se tornar uma doadora, basta apenas estar gozando de boa saúde, não estar fazendo uso de medicamentos e ter leite em excesso”, orienta a coordenadora. As mulheres interessadas podem se dirigir diretamente ao Biama, localizado no Hospital Dom Malan, ou entrar em contato com o banco de leite pelo telefone (87) 3202-7002.

Para motivar outras mães a doar, Michele Maria de Lima, que está na casa de apoio do HDM aguardando a alta da sua bebê, deu o exemplo. “O médico me explicou a importância da amamentação e da doação para estimular a produção de leite, e na hora já me interessei. Já doei duas vezes e até ir embora pretendo continuar repetindo o gesto, que considero muito nobre. Fiquei muito feliz de poder receber o certificado e procuro sempre me engajar nessas campanhas”, revelou durante a homenagem.

Aproveitando o momento, a coordenadora Flávia sugeriu a doação de vidros de café solúvel, para o armazenamento do leite doado. “Esse ato também é de extrema importância e quem quiser doar pode entrar em contato com o Biama no telefone citado”, ratifica.