O município de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife (RMR), recebeu na última segunda-feira (14.05) a equipe da Coordenação Estadual de Saúde LGBT da Secretaria Estadual de Saúde (SES), que está focando no processo de descentralização dos serviços de saúde para população LGBT e vem desempenhando a missão de implementar a política de saúde integral para a população de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais no Estado de Pernambuco.

Foi realizada uma formação com diversas classes de profissionais dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) como efermeiros, médicos, médicos veterinários, fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas. O encontro foi realizado a partir de uma parceria com a Coordenação da Atenção Básica do município de Camaragibe. O objetivo da formação foi capacitar os profissionais para lidar com as especificidades da população de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais e houve a apresentação da Política.

"Abordamos o olhar para o cuidar e acolher, enfatizando a transversalidade com outras populações vuneráveis. Essa ação é fruto do processo de descentralização dos serviços de saúde para população LGBT e Camaragibe é um dos municípios prioritários do Estado para implementação da política, sendo um local que futuramente sediará um dos ambulatórios LGBT do Estado", comentou o coordenador da Saúde LGBT da SES, Luiz Valério. 

.