A Campanha de Prevenção de Acidentes com Perfurocortantes da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) encerrou nesta quinta-feira (29.11) com o saldo positivo. Foram dois dias de mobilização com os profissionais e dois dias de palestras educativas, que contaram com um bom envolvimento do público.

A programação da semana foi desenvolvida pela Segurança do Trabalho (em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - NEP e o Núcleo de Educação Permanente), que trabalhou em cima do tema: “Não dê esse furo!”.

A parte teórico/educativa foi abordada pelo assessor de planejamento do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Anderson Luiz Rodriguez, que falou sobre o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Profilaxia Pós-exposição de Risco; e pelas enfermeiras da UPAE Andreska Souza (gerente do NEP) e Isadora Rodrigues (gerente de Epidemiologia), que fizeram uma exposição sobre Biossegurança e Fluxo de Acidentes por Material Biológico.

“Tivemos uma semana bem intensa e acredito que a mensagem chegou a todos. O nosso objetivo final foi o de trabalhar mais uma vez a conscientização sobre a importância da prevenção de acidentes e acredito que tenhamos alcançado”, avalia o técnico em segurança do trabalho, José Guilherme Castro.

Devido ao trabalho constante de formação e educação, a UPAE Petrolina este ano conseguiu diminuir em mais de quase 50% o número de acidentes por material biológico.

“Somos muito privilegiados aqui na UPAE, pois temos todos os EPEIs disponíveis, mapa de segurança, educação permanente e todos os demais itens de segurança necessários. O nosso grande sonho é chegar ao nível de acidente zero e nós estamos correndo atrás para isso”, encerra Isadora.