Em 2021, há uma estimativa de 2.390 casos novos de câncer de mama e 730 de câncer do colo do útero em Pernambuco, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Ambas as doenças têm maior probabilidade de cura quando há o diagnostico precoce e, consequentemente, o tratamento adequado. Para discutir a temática neste Outubro Rosa, campanha alusiva a essas neoplasias femininas, a Gerência de Atenção à Saúde da Mulher, da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), lançou, nesta sexta-feira (22/10), a “Plataforma Prevenção do Câncer do Colo do Útero: Linha do Cuidado, Rede de Acessos e Evidências Científicas”, que visa facilitar a comunicação entre a SES-PE, profissionais de saúde, além da população quanto à prevenção da doença. O acesso a Plataforma já está disponível no endereço: https://telessaude.pe.gov.br/ead/course/view.php?id=69#secti....

O evento de lançamento da plataforma aconteceu de forma virtual no canal oficial do youtube Núcleo Estadual de Telessaúde https://www.youtube.com/c/TelessaudeSESPE.

A plataforma irá hospedar um conjunto de informações sobre a temática como folhetos, cartilhas e manuais, infográficos, prevenção e promoção à saúde e notas técnicas para um acesso aberto e dinâmico dos interessados. Além da população em geral, profissionais das áreas técnicas de Vigilância em Saúde, Saúde da Mulher, Assistência à Saúde (Atenção Primária e Atenção Especializada), Regulação, e Gestão do Trabalho e Educação em Saúde terão acesso aos materiais técnicos.

O lançamento da plataforma contou com a palestra da consultora local do Termo de Cooperação Técnica SES-PE/Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Letícia Katz, e mediação da médica ginecologista e obestetra, gerente de Atenção à Saúde da Mulher da SES-PE, Cleonúsia Vasconcelos. No evento, a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo, explanou sobre o panorama da vacinação contra o HPV em meninas e meninos para evitar neoplasias do colo do útero.

Ainda nesta sexta-feira, a Gerência de Atenção à Saúde da Mulher promove uma webpalestra para profissionais de saúde e pessoas interessadas nas discussões que envolvam o diagnóstico e o tratamento dos dois principais cânceres que acometem as mulheres no mundo: mama e colo do útero.  O encontro virtual abordará o tema: “Câncer de mama e câncer do colo do útero: O que devo saber? Do diagnóstico ao tratamento”, e pode ser assistido pelo canal da Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) youtube.com/esppe a partir das 14h.

Entre os assuntos que serão explanados, está à importância do rastreio, por meio da mamografia, nas mulheres entre 50 e 69 anos; e do exame citopatológico, mais conhecido como papanicolaou ou preventivo, sendo a faixa etária prioritária de 25 a 64 anos. No encontro, se explicará qual o intervalo para realização de cada um deles e, havendo resultado alterado do exame, qual será o caminho para a conclusão diagnóstica e um possível tratamento.

Já no próximo dia 26/10, a partir das 9h, profissionais se reúnem no auditório da SES-PE para mais um evento alusivo ao Outubro Rosa - “A luta não pode parar! Sua vida vale muito!”, mês escolhido para abordagens e ações que visam o diagnóstico precoce e tratamento dos cânceres de mama e colo do útero. A programação começa com uma palestra da enfermeira obstetra UFPE/UFMG, Ismelta Marques, com o tema: “Cuidados de Prevenção à Saúde da Mulher”.

Em seguida, os profissionais discutirão sobre “Violência doméstica e seus efeitos no diagnóstico e evolução do câncer de mama”, assunto que será explanado pela oncologista clínica, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica Regional NE e perita forense em oncologia, Cristina Tavares.

O dia será finalizado sob a condução do educador físico e especialista em fisiologia do exercício, Rafael Vieira Ferreira. O profissional irá conduzir junto aos participantes atividades de exercícios laborais. Ainda terá um momento para orientações sobre o uso de maquiagem, com a maquiadora Rafaela Albuquerque da ‘Amarelo make-up’ e uma feirinha de artesanato.