O Bloco do Miolinho Mole, do Doutores da Alegria, animou a manhã desta quarta-feira (18.02) das crianças internadas no Hospital Barão de Lucena, no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife. Desde a semana passada, os palhaços estão visitando as alas pediátricas dos hospitais atendidos por eles semanalmente – já passaram pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), Hospital Universitário Oswaldo Cruz e Procape. O cortejo do Miolinho Mole acontece ainda no Hospital da Restauração, nesta quarta-feira (19.02), a partir das 10h.   

Quem estava no ambulatório, alojamento canguru e enfermarias pediátricas, ouviram canções de frevo tradicionais, músicas autorais e versões engraçadas de composições famosas. Uma das que ficaram encantadas com a apresentação foi a Sabrina Araújo, que com a pequena Maria Luisa, de 2 meses, recebeu uma atenção especial no alojamento canguru. “Já conhecia o trabalho dos Doutores da Alegria e dessa vez foi muito especial, eles interagiram com a minha bebê de uma forma muito especial”, disse.  

 

Na versão palhaço do cortejo real do maracatu, temos Dr. Wago Ninguém (Wagner Montenegro) como Rei; Dra. Muskyta (Olga Ferrário) como Rainha; Dra. Nana (Ana Flávia) como a Dama do Paço; e o vassalo é Dr. Eu_zébio (Fábio Caio), carregando o pálio, sombrinha que protege o Rei e a Rainha. Os batuqueiros são Dr. Ado (Arilson Lopes), Dra. Baju (Juliana de Almeida), Dr. Dud Grud (Eduardo Filho), Dr. Gonda (Tiago Gondim), Dr. Lui (Luciano Pontes), Dr. Marmelo (Marcelo Oliveira), Dr. Micolino (Marcelino Dias), e Dra. Svenza (Luciana Pontual). No desfile, os palhaços tocaram instrumentos como gonguê, abê, alfaia, xequerê e caixa.  

Bloco do Miolo Mole – Os palhaços ganham as ruas do Bairro do Recife com o bloco do Miolo Mole no dia 20 de fevereiro, um dia antes da abertura oficial do carnaval na cidade. A concentração está marcada para às 18h, no Bar e Restaurante Villa Vecchia (Rua da Moeda, 156, Bairro do Recife), com saída às 20h. Antes disso, a baliza do bloco de 2019, Fátima Pontes, que coordena a área executiva e artística da Escola Pernambucana de Circo (EPC), passa o bastão para a atriz Gheuza Sena, integrante do Coletivo Angu de Teatro.  

O Miolo Mole está comemorando 17 anos. Para muitos, é o pontapé oficial do carnaval, reunindo palhaços, artistas, profissionais de saúde e admiradores do trabalho do Doutores da Alegria. Este ano, o comando do frevo será da orquestra Paranampuká.    

 

Doutores da Alegria - Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos. Fundada em 1991 por Wellington Nogueira, transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e reforça a cultura como um direito de todos.  

Desenvolve o Programa de Palhaços em 12 hospitais de São Paulo e Recife. No Rio de Janeiro, com o projeto Plateias Hospitalares, mantém uma programação artística permanente e diversa em sete hospitais. A Escola Doutores da Alegria traz formações diversas para o público em geral e para artistas e, entre suas iniciativas, se destaca o Programa de Formação de Palhaço para Jovens.